
PAS Nordeste vai aumentar produção e consumo de alimentos saudáveis. Além disso, SG vai atuar na ampliação da participação social por meio de Grupo de Trabalho no Consórcio Nordeste.
A Secretaria-Geral da Presidência celebrou, nesta quarta-feira, 5, protocolo de intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, para promover o PAS Nordeste (Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios do Nordeste). Programa vai aumentar produção e consumo de alimentos saudáveis no Nordeste.
O ministro Márcio Macêdo e o governador Rafael Fonteles (PI), novo presidente do consórcio, assinaram o protocolo em solenidade realizada na sede do Banco do Brasil, em Brasília. O PAS Nordeste, cujo objetivo é ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, beneficiará, inicialmente, 1.096 cidades.
Pelo protocolo, a Secretaria-Geral ficará responsável pela promoção da participação social com educação popular nos territórios do programa PAS Nordeste, incluindo também a disponibilização de equipe técnica para elaborar proposições, documentos e metodologias que assegurem a participação. A SG também promoverá a participação digital e as consultas públicas.
O ministro Márcio Macedo destacou a importância do protocolo. “Estamos dando um passo importante na direção do fortalecimento das parcerias com o Consórcio Nordeste. É um protocolo de intenções com o governo federal, numa parceria com a Secretaria Geral, com o Desenvolvimento Social e com o Desenvolvimento Agrário, sob o signo dos Territórios da Cidadania, e assim a gente cria este programa, com participação social, educação popular e alimentação saudável”, declarou.
Da mesma forma, o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles, que foi empossado no cargo durante a solenidade, reiterou que as parcerias com o governo federal desempenham “papel fundamental” para a concretização das políticas públicas na região. “No Consórcio, temos como ponto principal o compartilhamento das melhores experiências e, sobre este programa de alimentação saudável, a cooperação entre os Estados e com os ministérios, é fundamental para o Nordeste”, disse.
Os ministros Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Juscelino Filho (Comunicações), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) participaram do evento. Os governadores Fábio Mitidieri (SE), Raquel Lyra (PE), João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Elmano de Freitas (CE), além dos vice-governadores Ronaldo Lessa (AL) e Geraldo Júlio (BA) também estavam presentes.
Sobre o Programa
O programa é uma estratégia de integração de políticas públicas para ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis, frente aos desafios das mudanças climáticas, nos territórios da cidadania na região Nordeste do Brasil, orientado pelas diretrizes da Política Nacional de Abastecimento Alimentar.
O Consórcio Nordeste é quem coordena a iniciativa em parceria com a SG e outros ministérios como o Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Desenvolvimento Social (MDS), Desenvolvimento Regional (MDR) e Trabalho e Emprego (MTE). O programa iniciará em 67 territórios rurais do Nordeste (conhecidos como territórios de identidade), que totalizarão 1.096 municípios da região.
Além deste Protocolo de Intenções no âmbito do PAS, a Secretaria-Geral atuará, junto ao Consórcio Nordeste, na constituição de um Grupo de Trabalho sobre Participação Social, para articular as políticas de participação social implementadas nos Estados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
“Café Fake”: Governo apreende marcas com impurezas e risco à saúde
Produtos tinham presença de cascas e impurezas que podem ter toxinas e causar riscos à saúde. Enquanto isso, o setor cafeeiro se mobiliza para fortalecer a fiscalização e proteger a qualidade do café brasileiro, reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.
Continue Reading “Café Fake”: Governo apreende marcas com impurezas e risco à saúde
Número de gado em confinamento bate recorde na Austrália
Austrália supera 1,45 milhão de gado confinado, a demanda global por carne bovina impulsiona crescimento do setor, enquanto seca reforça necessidade de alimentação em currais.
Continue Reading Número de gado em confinamento bate recorde na Austrália
Faesp antecipa discussões sobre prevenção a incêndios no campo
Reunião em março irá unir representantes do setor agropecuário para analisar as ações de 2024 e preparar uma pauta de medidas urgentes para 2025.
Continue Reading Faesp antecipa discussões sobre prevenção a incêndios no campo
Butão abre mercado para carne bovina congelada do Brasil
Essa abertura de mercado fortalece as relações comerciais bilaterais e representa oportunidade para a diversificação da oferta de proteínas no Butão.
Continue Reading Butão abre mercado para carne bovina congelada do Brasil
Carreta de soja causa acidente e deixa feridos; veja o vídeo
Dois homens tiveram traumatismo craniano; Todos foram socorridos pelo Samu e encaminhados a unidades de saúde.
Continue Reading Carreta de soja causa acidente e deixa feridos; veja o vídeo
EUA planejam para combater vírus da gripe aviária sem eliminar milhões de aves
O governo buscará “melhores maneiras, com segurança biológica e medicamentos”, em vez da prática atual de eliminar todas as aves de uma fazenda quando uma infecção é detectada.
Continue Reading EUA planejam para combater vírus da gripe aviária sem eliminar milhões de aves