“Crescemos também na quantidade de registros genealógicos realizados, somando mais de 1,9 milhão no período, entre RGNs e RGDs”; veja os destaques
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está mudando de gestão, a chapa ‘ABCZ Mais Forte’, encabeçada por Gabriel Garcia Cid, foi eleita com 58,6 % dos votos dos associados. Esta semana a fotografia de Rivaldo Machado Borges Júnior passou a integrar a galeria de ex-presidentes da associação. O evento, que aconteceu na sede da entidade, reuniu familiares, amigos e membros da gestão 2020-2022 da diretoria da ABCZ.
Na cerimônia, Rivaldo Júnior se emocionou ao agradecer o apoio incondicional da família e amigos ao longo da trajetória na gestão da maior associação de pecuária zebuína do mundo. Ainda durante o pronunciamento, ele relembrou momentos importantes da gestão, marcada pelo desafio de enfrentar a pandemia do coronavírus, e ainda assim conseguir avanços importantes e crescimentos históricos.
“Graças ao apoio da minha diretoria e dos colaboradores da ABCZ, na pandemia nós criamos e crescemos. Só nos últimos três anos foram 2.040 novos zebuzeiros chegando à entidade – um número consideravelmente maior que a média histórica da associação –, crescemos também na quantidade de registros genealógicos e de participantes do PMGZ.”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ, que deixa o cargo em 31 de dezembro de 2022.
Em uma carta, enviada para a imprensa, a gestão de Rivaldo realizou um pronunciamento oficial, onde elencou os feitos da sua diretoria – “No próximo dia 31, encerramos a nossa gestão à frente da ABCZ, nesse período em que, mais do que nunca, nosso Zebu mostrou a força que tem. A força que superou a pandemia e manteve a economia do pais, algo que muitos outros setores não conseguiram.”
Rivaldo também destacou o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) – “Crescemos também na quantidade de registros genealógicos realizados, somando mais de 1.9 milhão no período, entre RGNs e RGDs. Crescemos no número de animais inscritos no PMGZ, com 118.412 novas matrizes e 1.168 novos criadores, o que demonstra que mais de 80% dos pecuaristas participantes do programa chegaram, justamente, nessa gestão. Também expandimos nosso PMGZ Comercial e triplicamos a Genômica, encerrando o período com 265 mil animais genotipados, das raças Nelore e Tabapuá.”
“Crescemos e desenvolvemos ainda mais a pecuária zebuína melhoradora. Crescemos e escrevemos importantes e inesquecíveis capítulos nesta história centenária, já garantindo as próximas páginas. Afinal, fizemos tudo isso, sem precisar aumentar os emolumentos, congelando os custos com os registros genealógicos e outros serviços durante todo o triênio, e, ainda assim, conseguindo entregar o caixa maior do que recebemos, com muito trabalho, seriedade e transparência.” – finalizou o mandatário.
Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos – PMGZ
Com mais de 15,5 milhões de animais avaliados, o PMGZ auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.
A estrutura do atual PMGZ foi concebida e desenvolvida pela ABCZ em 1968, com a implantação do Controle do Desenvolvimento Ponderal, seguida pelas Provas de Ganho em Peso em 1972 e do Controle Leiteiro, em 1976. Mais de meio século de evolução. Esse conjunto de provas, complementadas pelas avaliações genéticas, receberam o nome de PMGZ – Programa de Melhoramento Genético, em 1992. Atualmente ele é executado em todas as suas unidades de atendimento, através dos seus técnicos de campo.
Somente em 2020 foram 272.910 novos animais integrados ao programa, superando assim a marca de 15,5 milhões de animais avaliados. Priorizando o melhoramento do gado zebu, a ABCZ possui diversas parcerias técnicas cientificas com diversas universidades e entidades da área de pesquisa.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.