Este sistema, complementa a secretaria, “permitirá acompanhar e registrar o histórico, a localização atual e a trajetória de cada animal identificado”. O plano vai vigorar de 2025 a 2032.
O Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Bubalinos (PNIB), lançado este mês pelo Ministério da Agricultura, deve fortalecer ainda mais a proteção do rebanho paranaense, avaliou, em nota, a Secretaria de Agricultura do Paraná. O Estado é considerado zona livre de febre aftosa, sem vacinação, o que requer um reforço dos sistemas de defesa agropecuária para prevenir a entrada do vírus em seu território.
Segundo a nota da pasta, o PNIB tem como principal objetivo qualificar e aprimorar a rastreabilidade dos rebanhos de bovinos e bubalinos, “ao implementar um sistema de identificação individual”, diz. Este sistema, complementa a secretaria, “permitirá acompanhar e registrar o histórico, a localização atual e a trajetória de cada animal identificado”. O plano vai vigorar de 2025 a 2032.
Além disso, na nota, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, disse esperar o incremento da capacidade de resposta a surtos de doenças e um reforço do compromisso do Brasil com o cumprimento dos resultados sanitários dos mercados internacionais.
A identificação individual dos bovinos substituirá a rastreabilidade animal feita em lotes, por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA). “O comprador dos produtos e o consumidor final estão cada vez mais rigorosos em relação à qualidade, por isso a rastreabilidade é uma exigência deles”, reforçou Martins. “Além de atendermos a essa exigência do mercado, poderemos fazer uma vigilância mais efetiva, controlando o rebanho do Estado e os animais que chegarem sabendo exatamente de onde vieram.”
O Paraná possui um rebanho de 10 milhões de cabeças e, a partir de agora, aprofunda discussões entre os membros do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec) sobre a aplicabilidade do PNIB no Estado. Segundo a nota da secretaria, o cronograma prevê que nos dois primeiros anos seja organizado todo o sistema, com portarias e resoluções oriundas do Ministério da Agricultura, e a formação de um banco de dados nacional. “Os Estados terão este período para constituírem seus próprios sistemas, tendo como base o modelo nacional”, acrescenta.
Em 2027 a identificação individual dos animais começa pelos nascidos a partir dali. Os outros entram na sequência em época de vacinação ou de manejo sanitário, com previsão de ter todos identificados até 2032.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Chuvas de verão ficam mais intensas em fevereiro; veja a análise da meteorologia Continue Reading Fortes temporais e ventos de até 70 km/h estão previstos para hoje: veja Valor corresponde a 0,92% dos financiamentos agropecuários solicitados, foram 3.461 alertas desde fevereiro de 2023, o equivalente a 1,12% das solicitações Continue Reading BNDES evita R$ 728 milhões de crédito rural a desmatadores ilegais A programação de navios para fevereiro nos portos brasileiros aponta uma estimativa de 11,2 milhões de toneladas, número que poderá passar por revisões ao longo do período. Com este anúncio, o agronegócio brasileiro agora garante sete novas oportunidades de acesso a mercados em 2025. Continue Reading EUA ampliam mercado para exportações agrícolas brasileiras Se as chuvas trazem preocupações para os trabalhos nos campos e para a logística de escoamento, estão ajudando a garantir boas produtividades para as lavouras. O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 3 de fevereiro de 2025, atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e permite que a Funai atue para prevenir invasões e proteger territórios indígenas. Continue Reading ‘Derramamento de sangue à vista’: Deputados lutam contra poder de polícia à FunaiFortes temporais e ventos de até 70 km/h estão previstos para hoje: veja
BNDES evita R$ 728 milhões de crédito rural a desmatadores ilegais
Anec estima alta na exportação de soja do Brasil em fevereiro, mas alerta para chuvas
EUA ampliam mercado para exportações agrícolas brasileiras
MT avança mais devagar com colheita de soja por chuvas, mas produtividade é elevada, diz Imea
‘Derramamento de sangue à vista’: Deputados lutam contra poder de polícia à Funai