Embrapa e Venture Hub selecionam para programa de aceleração, empresas que desenvolvem tecnologias digitais para o agronegócio têm até o dia 17 de agosto para se inscrever.
Startups que desenvolvem tecnologias digitais para o agronegócio têm até o dia 17 de agosto para se inscreverem no programa de aceleração promovido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) e a Venture Hub. O programa TechStart Agro Digital vai selecionar até oito startups que receberão mentorias especializadas, treinamentos e oportunidades de interação com grandes e médias empresas, investidores e instituições de pesquisa, além de apoio nas áreas jurídica, de propriedade intelectual e contábil.
As startups interessadas deverão inscrever propostas de soluções para problemas reais da agricultura em oito diferentes temas: Gestão de Risco Agrícola; Identificação e Detecção de Pragas e Doenças; Cadeia de Hortifruti; Automação e Robotização no Campo; Biotech; Manejo e Monitoramento; Pecuária de Precisão; e Nutrição e Sanidade Animal.
Para participar, basta acessar o site do programa TechStart Agro Digital (http://venturehub.se/techstartad/) e preencher o formulário de inscrição, gratuitamente. As etapas de seleção seguem fluxo contínuo e incluem uma triagem inicial, entrevistas e a participação num Pitch Day, quando as propostas serão apresentadas para uma banca avaliadora.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Após essa primeira fase, as startups selecionadas darão início ao processo de aceleração, previsto para setembro. O encerramento desta primeira rodada do programa deve acontecer em fevereiro do próximo ano, com a apresentação final dos produtos e modelos de negócios.
Mais de 300 AgTechs no País
De acordo com a Embrapa, a estimativa é de que existam mais de 300 startups com foco em inovação para o agronegócio no País, as chamadas AgTechs. Há pelo menos três anos, a Embrapa Informática Agropecuária vem intensificando sua participação em programas de apoio aos novos empreendedores, atuando como uma facilitadora no ambiente de inovação aberta.
“O TechStart Agro Digital será o primeiro programa de aceleração que a Unidade entra como organizadora principal, em parceria com a Venture Hub”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Carlos Meira.
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento e a escalada tecnológica de novas soluções para o agronegócio, oferecendo apoio às startups no processo de teste e validação do produto, na avaliação do seu posicionamento de mercado, formas de operação e projeções financeiras. A iniciativa atende também aos interesses de empresas parceiras do programa que poderão identificar tecnologias com potencial para integrar seus negócios e avaliar possibilidades de investimento.
O programa TechStart Agro Digital também vai oferecer aos participantes facilidades de acesso a campos experimentais das Unidades da Embrapa e à infraestrutura de coworking do Innovation Hub Campinas, um espaço de colaboração e inovação aberta. As startups selecionadas terão direito ainda a acessar gratuitamente as informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa disponíveis na plataforma AgroAPI.
A ferramenta pioneira no Brasil foi lançada em abril e contempla desde dados sobre cultivares e produtividade até zoneamentos agrícolas. As informações são acessadas por meio de APIs (interface de programação de aplicativos, na tradução do inglês), úteis para o desenvolvimento de softwares e aplicativos móveis, com redução de custo e de tempo.
De acordo com o executivo da Venture Hub, Érico Pastana, o programa foi pensado como uma forma de melhorar o processo de inovação e ampliar a capacidade de geração de novas soluções. O TechStart conta também com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).