
Com ela, é possível saber mais sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do Estado.
Os produtores já podem acessar a Declaração Anual de Rebanho de 2025. O documento foi disponibilizado em 1º de abril. A Declaração Anual de Rebanho produz um retrato detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul. Com ela, é possível saber mais sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do Estado.
Com informações mais precisas é possível produzir um retrato mais fiel da produção pecuária no Rio Grande do Sul. O vice-presidente técnico da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), José Arthur Martins, compara que a Declaração de Rebanho para o criador equivale à declaração de renda para o homem urbano. “Essa declaração é importantíssima, não só para que o produtor declare a composição de todo o seu rebanho, com todas as espécies criadas na propriedade, mas também para que a Secretaria da Agricultura, no caso de um incidente de ordem sanitária, possa responder de forma mais rápida e eficiente na medida em que o próprio sistema de defesa sanitária tiver a informação da quantidade, do tamanho e características do rebanho localizado em determinada área”, explica.
Martins orienta ainda sobre a importância de o produtor manter as informações sobre a propriedade e rebanho as mais atualizadas possíveis. O formulário para preenchimento da Declaração de Rebanho encontra-se no site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) junto ao Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) Produtor Online. Caso prefira, o produtor pode entregar a Declaração de Rebanho de forma presencial nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online. O prazo final para entrega da Declaração de Rebanho 2025 é 30 de junho.
VEJA TAMBÉM:
- Atividade nos portos da China desacelera com intensificação de escalada tarifária
- Embarque de 44.000 toneladas de farelo de soja causa confusão em porto paraense
- Colheita da soja atinge 99% no PR, aponta Deral; milho 1ª safra está 97% colhido
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.