Ainda na América do Sul, Brasil e Uruguai também deverão colher menos soja do que o indicado anteriormente.
A produção mundial de soja na atual safra — 2022/23 — deverá totalizar 370,7 milhões de toneladas. Na temporada anterior, a produção foi de 357,1 milhões. Ou seja, a projeção é de crescimento de quase 4%.
A estimativa faz parte do relatório de abril do Sistema de Informação do Mercado Agrícola (Amis), órgão do G-20 para divulgar dados de oferta e demanda das principais commodities globais.
Em março, quando da divulgação do mais recente número, a previsão do Amis era de 382,3 milhões de toneladas de soja produzida em todo mundo no ciclo 2022-23. Queda de 11,6 milhões de toneladas na estimativa no intervalo de apenas um mês.
Menos soja na América do Sul
A revisão para baixo é, segundo o relatório deste mês, reflexo do forte corte na safra de grãos da Argentina, que sofre com a pior estiagem em 60 anos. Ainda na América do Sul, Brasil e Uruguai também deverão colher menos soja do que o indicado anteriormente.
Diferentemente do Amis, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica produção global de soja um pouco mais elevada para a temporada 2022/23: 375,1 milhões. O Conselho Internacional de Grãos indica, por sua vez, safra de 369,80 milhões de toneladas.
Fonte: Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.