A estimativa também prevê exportação de 104,1 milhões de toneladas de soja, com US$ 50,8 bilhões em receitas.
A produção de soja deve alcançar 167,7 milhões de toneladas em 2025. Já o esmagamento do grão deve chegar a 57 milhões de toneladas, sendo 44 milhões de toneladas de farelo e 11,4 milhões de toneladas de óleo de soja. Os números recordes foram projetados pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
A projeção de produção de soja da Abiove está próxima dos 166,14 milhões de toneladas estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2024/25.
As exportações podem chegar a 104,1 milhões de toneladas de grãos, também recorde para o setor, segundo a Abiove. As vendas externas de farelo podem alcançar 22,9 milhões de toneladas, enquanto a comercialização internacional de óleo de soja deve se manter em torno de 1 milhão de toneladas. Ao todo, as exportações do complexo soja devem gerar US$ 50,8 bilhões em receitas.
Além disso, a Abiove também estima um aumento na importação do óleo de soja, alcançando 150 mil toneladas, e de 500 mil toneladas de soja para suplementar o mercado interno.
Atualização dos números de 2024
A produção de soja encerrou o ciclo em 153,3 milhões de toneladas e o esmagamento do grão alcançou 54,5 milhões de toneladas. Só em setembro deste ano, 4,1 milhões de toneladas foram processadas, o que representa uma queda de 5,5% em relação a agosto, mas um aumento de 2,4% em comparação com setembro de 2023. Já no acumulado do ano, houve uma redução de 0,3% se comparado a 2023.
O volume total de exportação de soja projetado para 2024 é de 98,3 milhões de toneladas, um aumento de 0,5%. Já as vendas externas de farelo e de óleo estão mantidas em 22,1 milhões e 1,3 milhão de toneladas, respectivamente.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- ‘Conta do Boi’ aponta caminhos para produzir mais e melhor na pecuária
- O Oscar da Raça Jersey: A noite mais aguardada da pecuária leiteira no Brasil
- Tempestades são esperadas em dois estados do Sudeste devido à frente fria
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.