Em apenas uma década, a produção de milho foi de 18 mi de t em 2011 para 39 milhões; salto para área destinada aos grãos para quase 6,5 milhões de hectares.
Em apenas uma década, a produção de milho no Mato Grosso mais que dobrou, saindo de cerca de 18 milhões de toneladas, na safra de 2011 e 2012, para mais de 39 milhões na temporada atual.
Nestes últimos dez anos, a área destinada às lavouras do grão, que não chegava a 3 milhões de hectares, saltou para quase 6,5 milhões de hectares.
Cleiton Gauer, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), disse quais os principais fatores que levaram a essa alta tão expressiva de produção de milho no Mato Grosso.
“A cultura encaixou muito bem dentro do sistema produtivo da fazenda, com uma cultura de segunda safra. Com o passar do tempo, depois de toda mudança estrutural, realmente pelo advento das vias de etanol de milho no Mato Grosso, mudanças de patamares de preços e toda a estrutura, uma importante receita e utilização da área cultivada pelo produtor.”
- Quando o preço do boi sobe, os erros também aparecem
- Conheça a trajetória do brasileiro transformou o cacau em uma potência econômica e turística
- Starlink Mini por R$ 100/mês vira febre no agro e promete internet onde o 4G não chega; veja
- Argentina: exportações de lácteos batem recorde de 12 anos e somam US$ 1,69 bi
- Estudo revela fatores que reduzem a rejeição a alimentos à base de insetos
“A expectativa para o futuro é que a gente projeta um aumento para 2030, uma área cultivada alcançamos 8,8 milhões de hectares e uma produção estimada de 67 milhões de toneladas.“
Fonte: CNN