Primeiro dia da FEBRASEM destaca segurança genética e qualidade de sementes no Brasil

No segundo dia, a FEBRASEM continua com sua programação de palestras, painel com especialistas do segmento de Créditos de Carbono e negócios.

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis, realizada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), e nesta 3ª edição traz para debate e discussão com os participantes temas atuais e relevantes para o setor. Na programação desta quarta-feira (19), com o auditório lotado do Parque de Exposições, a palestra de abertura da programação abordou a “Segurança Genética” e o primeiro painel da feira trouxe a temática “Qualidade de Sementes: Desafios e Oportunidades”.

Na cerimônia de abertura da 3ª FEBRASEM, o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, destacou a evolução da feira e agradeceu a presença dos associados da entidade, produtores rurais, agentes públicos, expositores e público em geral. “É o momento de discutirmos e trazer para o debate as dificuldades do setor e chegarmos em algumas soluções, desta forma que o setor agropecuário nos últimos obteve conquistas, principalmente nas questões de produção e produtividade que são alcançados graças ao nosso bem maior que é a semente, aliado a várias tecnologias. Além disso, também temos outros desafios como no caso da qualidade e tenho orgulho de dizer que nós da APROSMAT, junto aos nossos associados este ano vamos entregar para seus clientes sementes com germinação mínima de 90%, isso é um grande avanço”, disse.

Máquinas elétricas estão dominando o agro; Vídeo

O doutor José Luiz Tejon abordou em sua palestra “Segurança Genética Brasileira”, e explanou aos presentes a enorme dimensão que a semente tem para o agronegócio nacional e na vida cotidiana das pessoas. “A semente exige legislações avançadas e evoluídas, muito bem discutidas, fora de polarizações, e a semente tem que ser debatida e discutida com toda a sociedade. Porque as sementes, nós podemos não perceber, mas estão em tudo que eu vou consumir no supermercado, nas áreas da saúde e medicina, na área da energia a semente está presente, então ela não pode ser invisível, um ser oculto e tem que ganhar visibilidade. Desta forma parabenizo a APROSMAT pelo evento, pelo que trouxeram aqui de lideranças para dar visibilidade a este tema, com a presença de sementeiros de todo o Brasil, obtentores de tecnologia, órgãos no entorno do governo também”, explanou.

A palestra “Inovação Além da Porteira”, com o engenheiro agrônomo Bruno Dupin, que deixou logo o início que sua apresentação se tratava de uma provocação aos presentes, onde o desafio era fazer a pergunta certa para se destacar no mundo competitivo do agronegócio. Para finalizar o primeiro dia da FEBRASEM 2024, a palestra tema do painel “Qualidade de Sementes: Desafios e Oportunidades”, foi ministrada pelo doutor Ricardo Bagatelli. “Um dos grandes desafios que abordamos aqui é a oferta de sementes em grandes quantidades com alta qualidade, esse é um grande desafio e ao mesmo tempo uma excelente oportunidade. O nosso desafio é, a nossa agricultura vem crescendo, e o Mato Grosso costumamos dizer que é um país ou um mundo à parte, vem crescendo e precisa de sementes e variedades para sustentar todo este crescimento, o que requer um comprometimento de toda cadeia produtiva de se alinhar e aplicar a tecnologia, conhecimento e ciência para sustentar este crescimento. Com isso, citamos as oportunidades que se apresentam, como o crescimento das empresas, fortalecimento das associações e produzir semente em um ambiente tropical, não é para qualquer um e o Brasil e a agricultura nacional é ímpar neste quesito”, finalizou.

Durante todo o dia foram reservados momentos para networking, conexões e contato com as inovações e serviços expostos na Feira Brasileira de Sementes. No segundo dia, a FEBRASEM continua com sua programação de palestras, painel com especialistas do segmento de Créditos de Carbono e negócios.

Programação dia 20 de junho

  • 8h – O momento passou? Projeções internacionais e nacionais para o mercado de soja e milho – Raphael Amazonas Mandarino;
  • 9h – Palestra Atualização de Mercado de Mato Grosso – Engenheiro Agrônomo Cleiton Gauer – Superintendente do IMEA;
  • 10h – Coffee;
  • 11h – Almoço;
  • 13h30 – Painel Crédito Carbono

Painelistas: Pesquisadora Sênior Marília Folegatti (Embrapa), Líder Carbono Fabio Passos (Bayer), Presidente Executivo André Nassar (Abiove) e Diretor Relações Governamentais e Sustentabilidade Bruno Alves (Unem);

  • 15h – Coffee;
  • 16h – Palestra: Oportunidades e desafios do setor agropecuário – Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion;
  • 18h – Happy hour de encerramento – Banda Red River e Elvis Presley Cover.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM