Primeiro bionematicida bioestimulante agrícola é registrado no Brasil

Novo registro, de bioestimulante, foi aprovado pelo Ministério da Agricultura; produto já possuía registro como nematicida biológico, formulação inovadora através do melhoramento de cepas bacterianas 

A UPL, fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, obteve o registro do primeiro bionematicida bioestimulante para agricultura no Brasil. Nimaxxa, lançado recentemente e que já era comercializado como nematicida biológico, passou por testes e validações científicas que comprovaram sua eficácia também para estimulação das plantas resultando em aumento de produtividade dos cultivos.

O registro de bioestimulante já foi publicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O produto – que integra o portfólio da Natural Plant Protection (NPP), unidade de negócios da UPL que tem foco em biossoluções – é composto por três Cepas de bactérias do gênero Bacillus: B. paralicheniformis, B. paralicheniformis e B. subtilis. Essas três cepas, que foram cuidadosamente selecionadas, são exclusivas da UPL e atuam de forma complementar para garantir a proteção e a estimulação do crescimento das plantas.

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, afirma: ”Esta conquista faz parte de nossa estratégia contínua em desenvolver soluções com foco nos agricultores, cuja vocação é produzir para alimentar o planeta. Este marco não só demonstra o potencial e robustez de Nimaxxa, como fortalece a meta global da UPL de ser referência em sustentabilidade, tecnologia e inovação”.

Bruno Carloto, gerente de tratamento de sementes e saúde do solo da UPL Brasil, complementa: ”Nimaxxa é prova concreta de um conceito exclusivo da UPL, o OpenAg, que nos transforma em uma rede de inovação agrícola colaborativa e aberta. Essa biossolução representa um grande avanço tecnológico, possuindo efeitos de estimulação que realmente resultam em maior produtividade de maneira sustentável. O novo registro reflete nosso consistente investimento e orgulhoso pioneirismo nesse segmento”.

Segundo Carloto, os três agentes biológicos presentes no Nimaxxa, uma vez aplicados, colonizam rapidamente as raízes, formando um biofilme (uma barreira biológica) que perdura durante todo o ciclo da cultura, protegendo a planta contra os principais nematoides – como o nematoide do cisto, das galhas e das lesões – e oferecendo um efeito bioestimulante, conforme atestado pelo novo registro obtido junto ao Mapa após o rígido processo regulatório que é característico no setor.

Outra vantagem de Nimaxxa é que o bionematicida bioestimulante tem validade de 2 anos sem refrigeração. Isso representa um grande avanço tecnológico em termos de biológicos, segundo Carloto. Ele possui ainda alta compatibilidade com insumos químicos, podendo ser misturado com todos os tratamentos de sementes do mercado. Já as sementes tratadas com Nimaxxa – produto que é resultado de uma parceria entre UPL e Novonesis, empresa global especializada em biossoluções – podem ser armazenadas por até 6 meses sem perda de viabilidade.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM