As fortes chuvas que vêm atingindo o Sul do País e que têm dificultado o acesso de navios aos portos ou interrompido o acesso terrestre a eles.
No primeiro decêndio de dezembro (1 a 10, sete dias úteis) as exportações brasileiras de carne de frango ficaram resumidas a pouco mais de 100 mil toneladas, volume que representou embarques médios de 15.560 toneladas diárias, 10,24% e 6,68% a menos que em novembro passado (17.335 toneladas/dia) e em dezembro de 2021 (16.675 toneladas/dia). Essa é, também, uma das menores médias diárias dos últimos três anos.
Dezembro tem sido, normalmente, mês de menor fluxo dos embarques, seja porque os importadores já estão estocados para o consumo das Festas ou, então, porque o Inverno do Hemisfério Norte impede ou dificulta o acesso de navios a alguns portos.
Mas, sem dúvida, este dezembro tem um ingrediente adicional: as fortes chuvas que vêm atingindo o Sul do País e que têm dificultado o acesso de navios aos portos ou interrompido o acesso terrestre a eles (caso de deslizamentos em rodovias do Paraná). Isso, com certeza, vem interferindo diretamente nos embarques.
Supondo-se que a média ora registrada se mantenha nos outros 15 dias úteis do mês, o total embarcado no último mês de 2022 não irá muito além das 340 mil toneladas, resultado que representa queda de mais de 10% sobre as 383,5 mil toneladas de um ano atrás. Conta-se, porém, que haja normalização dos embarques a partir desta semana.
Fonte: AviSite
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.