De acordo com a Cofco, essa entrega estabelece um precedente importante para futuros acordos agrícolas sustentáveis na China.
A Cofco International finalizou com sucesso a entrega inaugural de 50 mil toneladas de soja brasileira, garantindo que tenha sido produzida sem desmatamento e conversão (DCF), resultado de um acordo firmado com o Grupo Mengniu. A carga foi recebida em Tianjin, China, em 31 de maio, marcando um marco significativo como o primeiro contrato no país asiático a incluir uma cláusula dessa natureza.
Esse processo teve início através da colaboração da Taskforce on Green Value Chains for China do Fórum Econômico Mundial (WEF) e da Tropical Forest Alliance (TFA).
De acordo com a Cofco, essa entrega estabelece um precedente importante para futuros acordos agrícolas sustentáveis na China, sinalizando positivamente para o mercado global de commodities.
A empresa destaca seu compromisso com diversas iniciativas colaborativas, como a Taskforce on Green Value Chains for China, o Soft Commodities Forum e o Roadmap do Setor Agrícola para 1,5 °C, visando alcançar uma cadeia de suprimentos de soja livre de desmatamento até 2025 e reduzir as emissões decorrentes de mudanças no uso da terra, alinhadas com sua estratégia climática.
“Hoje, mais do que nunca, nossa indústria deve tomar medidas para fortalecer nossos sistemas alimentares, promovendo práticas agrícolas sustentáveis que protejam o clima e o meio ambiente, assegurando um fornecimento seguro de alimentos acessíveis para todos e preservando os meios de subsistência dos agricultores”, afirmou Wei Dong, CEO da Cofco International.
“O mercado chinês tem um papel vital no comércio global de commodities agrícolas e potencial para impulsionar uma transição verde nas cadeias de valor”, afirma Jack Hurd, Diretor Executivo da Tropical Forest Alliance. “A COFCO International, como líder de mercado na China, está abrindo caminho para aquisições sustentáveis em maior escala.”
Rastreabilidade e conformidade
Para assegurar que a soja fornecida ao Grupo Mengniu esteja livre de desmatamento, a Cofco adota um modelo de balanço de massa, o que permite que uma quantidade equivalente de soja certificada seja comercializada como tal.
Antecipando-se ao Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR), a empresa está envolvida na aquisição, processamento e envio de soja segregada, mantendo volumes certificados fisicamente separados desde sua origem até a distribuição.
Neste mês, a Cofco também anunciou o envio de seu primeiro lote totalmente rastreável e segregado de farelo de soja da Argentina para a Irlanda, como parte de um teste e alinhamento de seus sistemas aos requisitos do EUDR.
VEJA TAMBÉM:
- Apenas 3 estados ainda estão colhendo soja; saiba quais são
- CTC faz parceria com empresa dos EUA para combate a pragas na cana
- Lei cria Dia Nacional em comemoração ao produtor leiteiro
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.