Os parasitas podem causar diversos problemas nos animais, incluindo perda de peso, anemia, queda na produção de leite e até a morte em casos mais graves.
Com a chegada da primavera, aumentam a temperatura e o nível de umidade, favorecendo a proliferação dos parasitas em bovinos que comprometem a saúde do rebanho, reduzindo a produtividade e causando sérios prejuízos econômicos. “Para garantir um rebanho saudável, é preciso adotar práticas preventivas que minimizam a incidência de carrapatos, vermes e moscas, comuns nessa estação do ano”, destaca o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.
Os parasitas podem causar diversos problemas nos animais, incluindo perda de peso, anemia, queda na produção de leite e até a morte em casos mais graves. A primavera oferece condições ideais para a reprodução desses microrganismos. O gerente de produtos da Pearson explica que “nessa época do ano o ciclo de vida dos parasitas se acelera e o risco de infestações aumenta na mesma proporção. Por isso, a prevenção e o manejo adequado são indispensáveis para manter o rebanho saudável e produtivo.“
Para prevenir e controlar esses parasitas, é necessária uma ação integrada, que combina boas práticas de manejo com o uso estratégico de antiparasitários. “Rotação de pastagens, limpeza adequada dos piquetes e controle biológico de parasitas também ajudam a reduzir a pressão parasitária no rebanho“, recomenda o especialista. “Além disso, a detecção precoce dos sintomas, como coceira intensa, queda de pelos e lesões na pele, pode evitar que uma infestação pequena se torne um problema maior.“
Entre as soluções para o controle de parasitas, os endectocidas – produtos que combatem endo e ectoparasitas, simultaneamente – têm se mostrado eficazes. A Pearson Saúde Animal possui uma linha completa: Genesis Iver Pour-on é uma opção prática, indicada para o controle de vermes, bernes, piolhos e ácaros, além de auxiliar o controle de carrapatos e moscas. “Sua aplicação dispensa o uso de agulhas, evitando contaminações e desperdícios”, destaca Thales Vechiato. Outra opção é Proatac Pour-on, que combate carrapatos, bernes, moscas-dos-chifres e helmintos gastrintestinais. Já Doramec é específico para helmintos gastrintestinais, bernes, carrapatos, moscas-dos-chifres e miíases.
A escolha do produto adequado deve seguir as orientações de um veterinário. Ele orienta sobre o melhor tratamento para os parasitas presentes no rebanho. “A combinação de manejo adequado e uso correto de antiparasitários ajudam atravessar a primavera com um rebanho saudável e produtivo, assegurando bem-estar animal e rentabilidade da produção“, finaliza o especialista da Pearson.
Sobre a Pearson
A Pearson Saúde Animal, que pertence ao Grupo Eurofarma, tem mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2022, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Gestão eficaz da pecuária de cria: medidas para o sucesso na estação reprodutiva
- Com R$ 100 milhões, maior fabricante de tratores do mundo vai instalar fábrica no Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.