As previsões desta terça-feira revelam que os acumulados de chuva devem atingir níveis expressivos em diversas áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país; confira
A partir da análise do modelo meteorológico europeu, os próximos dez dias prometem volumes expressivos de chuva em grande parte do Brasil. Esta reportagem baseia-se na instalação da estação chuvosa, que ocorre regularmente entre os meses de novembro e março, trazendo consigo um aumento significativo nos índices de ocorrência das precipitações.
As previsões desta terça-feira revela que os acumulados de chuva devem atingir níveis expressivos em diversas áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. O destaque vai para a Região Norte, que se aproxima do período conhecido como inverno amazônico, caracterizado pelo ápice das chuvas, previsto para ocorrer de dezembro a meados de maio.
Apesar de ainda estarmos abaixo da média histórica em muitas áreas devido aos efeitos do El Niño, observa-se um aumento notável da ocorrência, especialmente nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. Na Região Nordeste, espera-se que ocorram precipitações escassas, com os maiores volumes concentrados nos estados do Maranhão, Piauí e no Oeste da Bahia. Na faixa litorânea, de Alagoas até o Ceará, podem ocorrer pancadas fortes de chuva, semelhantes às que atingiram Natal recentemente.
No Centro-Oeste, a umidade e a atmosfera promovem a formação diária de nuvens significativas, resultando em pancadas de chuva em toda a região. O Mato Grosso do Sul deve ser particularmente afetado, concentrando os volumes mais altos, com acumulados elevados em algumas localidades.
No Sudeste, a previsão é de chuva intensa nos próximos dez dias, principalmente entre São Paulo, o Sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com risco de acumulações localmente muito altas e potencial para alagamentos. O nordeste de Minas Gerais e o Norte capixaba devem registrar menos chuva.
Nas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, espera-se chuva frequente nos próximos dias, com episódios de intensidade variável.
Na região Sul, a tendência é de chuva volumosa, especialmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com acumulações podendo atingir de 100 mm a 200 mm em alguns pontos. Um episódio de chuva intensa é esperado na primeira metade da semana que vem, podendo gerar alagamentos e inundações em algumas cidades.
Há também previsão de chuva orográfica no leste catarinense e no extremo nordeste gaúcho entre hoje e amanhã, enquanto uma frente fria no fim de semana deve trazer chuva mais generalizada e forte em algumas áreas.
Para a próxima semana, a previsão é de chuva muito frequente no Sul do Brasil, com risco de eventos torrenciais em alguns lugares, aumentando a preocupação com alagamentos em áreas vulneráveis. A população deve ficar atenta às atualizações adversas e adotar medidas preventivas conforme necessário.
Escrito por Compre Rural com informações do MetSul.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.