Do Sul ao Norte, passando pelo Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, as previsões apontam para um cenário desafiador, com a possibilidade de chuvas intensas, volumes expressivos e riscos associados; confira a previsão do tempo
Nesta sexta-feira, (5), o Brasil se encontra sob a influência de condições meteorológicas complexas, trazendo consigo chuvas significativas e variações climáticas distintas em suas diferentes regiões. Confira a previsão do tempo para a sua região.
Sul
A chuva se dissemina pela faixa leste da região sul, com volumes expressivos ao longo da costa, desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Nas porções oeste dos estados da região, o clima permanecerá estável, com períodos de sol entre nuvens e aumento das temperaturas.
Sudeste
Pancadas de chuva persistem na maior parte da região. A metade norte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo enfrentam o risco de transtornos e prejuízos devido às chuvas intensas, com volumes acima de 100 mm, elevando o perigo de alagamentos e erosão do solo. No oeste de São Paulo, a aproximação de uma massa de ar seco favorece a predominância de tempo firme.
Centro-Oeste
Chuvas persistentes na região, especialmente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, onde volumes superiores a 100 mm podem ser registrados, aumentando o risco de alagamentos e erosão do solo. Contudo, boa parte de Mato Grosso do Sul experimentará um retorno do tempo firme.
Nordeste
A chuva intensifica-se em algumas áreas devido à aproximação de uma frente fria subtropical. Na maior parte da Bahia, espera-se um volume de chuva superior a 50 mm, com potencial para alagamentos. No entanto, na faixa norte da região, que se estende desde o centro do Maranhão até o litoral entre Sergipe e Rio Grande do Norte, prevê-se tempo firme com menor probabilidade de chuva.
Norte
Pancadas de chuva abrangem grande parte da região, com destaque para as intensas no sul de Rondônia, sudeste do Amazonas, sul do Pará e boa parte do Tocantins. Nessas áreas, os volumes podem variar de 50 a 120 mm, aumentando o risco de alagamentos e erosão. Roraima apresenta menor probabilidade de chuva.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.