“Uma frente fria deve trazer mudanças, provocando temporais no centro sul do Rio Grande do Sul, com risco de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h”; confira a previsão do tempo para as regiões brasileiras nesta semana
Sul
A previsão do tempo para a região Sul do Brasil é de início de semana sob céu ensolarado, com temperaturas máximas em torno de 30 ºC. No entanto, a partir da quinta-feira (14), uma frente fria deve trazer mudanças, provocando temporais no centro sul do Rio Grande do Sul, com risco de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h.
Sudeste
São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-sul de Minas Gerais enfrentarão temporais no início da semana, com risco de granizo e ventos intensos. A partir de terça-feira (12), a tendência da previsão é de tempo firme, com possíveis trovoadas localizadas. As temperaturas podem atingir 32 ºC em São Paulo e 39 ºC no norte de Minas Gerais, agravando o déficit hídrico na região.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste terá uma semana ensolarada com trovoadas. O acumulado de chuva varia entre 40 e 80 mm, contribuindo para a reposição de umidade no solo. Mato Grosso do Sul terá tempo firme, favorecendo o manejo do solo, mas temporais isolados não são descartados nos três estados.
Nordeste
O Nordeste enfrentará uma semana quente e seca, agravando a estiagem e o risco de incêndios. Possíveis trovoadas mal distribuídas podem ocorrer, com volume acumulado de chuva de 20 a 30 mm em algumas áreas. Ventos intensificados de leste podem atingir 50 km/h na faixa leste. A região enfrentará uma semana quente e seca, agravando a estiagem e o risco de incêndios. Possíveis trovoadas mal distribuídas podem ocorrer, com volume acumulado de chuva de 20 a 30 mm em algumas áreas. Ventos intensificados de leste podem atingir 50 km/h na faixa leste.
Norte
Na região Norte, a semana será chuvosa, aliviando as altas temperaturas. O volume pode chegar a 80 mm em alguns estados, beneficiando pastagens e reduzindo o risco de incêndios na bacia amazônica. No entanto, o Pará e o Tocantins enfrentam baixo volume de água, afetando a produtividade das lavouras de primeira safra. A expectativa é de precipitações mais volumosas no final do ano.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.