A atenção especial recai sobre o Sudeste do país, onde se espera um aumento na frequência de chuvas, impulsionado pela presença de uma frente fria no oceano, contribuindo para a formação de instabilidades na região; confira a previsão do tempo completa
O final de semana se aproxima e, com ele, mudanças nas condições de tempo em diversas partes do Brasil. A atenção especial recai sobre o Sudeste do país, onde se espera um aumento na frequência de chuvas, impulsionado pela presença de uma frente fria no oceano, contribuindo para a formação de instabilidades na região.
Segundo os meteorologistas, áreas como o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro podem enfrentar chuvas intensas, com a possibilidade de ocorrência isolada de granizo. A frente fria também mantém um canal de umidade ativo da faixa noroeste ao sudeste do Brasil, influenciando as condições no Centro-Oeste.
Embora haja variações significativas em termos de volume e localização das chuvas, a tendência é de um final de semana chuvoso na região central do país, com um aumento das instabilidades no domingo, especialmente no Mato Grosso do Sul, devido à formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.
Para o Sul do Brasil, a previsão é de maior variação nas condições climáticas. No sábado, espera-se uma diminuição nas precipitações, mas no domingo, uma nova área de baixa pressão pode provocar uma nova rodada de instabilidade sobre a região.
Na região Norte, as condições para instabilidades climáticas permanecem elevadas, mas com uma irregularidade acentuada, mesmo nas áreas mais úmidas a oeste da região.
Em contrapartida, algumas áreas do país, como o norte de Minas Gerais, leste de Goiás, Tocantins e a maior parte do nordeste, devem experimentar um clima mais seco durante o final de semana. Exceções incluem o Maranhão e alguns pontos do Piauí, onde são esperadas pancadas de chuvas isoladas e passageiras.
Assim, a população deve ficar atenta às mudanças no tempo e se preparar para as variações que marcarão o final de semana em todo o país.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.