Níveis elevados de umidade, a chegada de uma frente fria e ventos fortes contribuem para a formação de nuvens de tempestade.
Na sexta-feira, 27 de outubro, o calor retornará a grande parte do Centro-Sul do Brasil após alguns dias de clima mais frio durante a semana. As temperaturas começarão a subir gradualmente ao longo do dia, mesmo que as chuvas continuem afetando as três regiões.
No Sul do país, a maior concentração de chuvas é esperada. Desde o Oeste do Rio Grande do Sul até boa parte de Santa Catarina, há previsão de temporais. Além disso, parte do Paraná também enfrentará condições de chuvas intensas, com a capital do estado registrando a temperatura mais baixa do dia, atingindo os 20°C.
No Sudeste, as pancadas de chuva persistirão, especialmente nas áreas litorâneas, porém, as temperaturas começarão a subir novamente, variando entre 26°C (São Paulo e Rio de Janeiro) e 28°C (Belo Horizonte). Durante o fim de semana, espera-se um aumento ainda maior nas temperaturas.
Uma parte do Centro-Oeste, mais especificamente o Mato Grosso do Sul, também está sujeita a chuvas intensas. A máxima em Campo Grande atingirá os 31°C, mais quente do que nos dois últimos dias. Cuiabá alcançará os 38°C, enquanto Goiânia terá uma máxima de 33°C. A capital federal ficará em torno dos 30°C.
A situação no Nordeste permanece heterogênea. Nas áreas do sertão e do agreste, prevalece um intenso calor e um clima seco, com Teresina atingindo uma máxima de 38°C. Enquanto isso, nas regiões litorâneas, as temperaturas superam os 30°C, e são esperadas pancadas de chuva no início e no final do dia.
No Norte do Brasil, a previsão indica chuvas isoladas durante a tarde em diversas áreas. As temperaturas permanecerão acima de 35°C, e o clima se manterá predominantemente ensolarado nas horas da manhã e à noite.
Durante o final de semana, a cobertura de nuvens que se estendeu principalmente pelo Centro-Sul, além de algumas áreas do Norte e do Nordeste, começará a se dissipar, permitindo que o calor aumente, mesmo que o céu permaneça parcialmente nublado. As chuvas mais intensas devem se concentrar em partes do Sul, com uma maior probabilidade de ocorrerem pancadas esporádicas, que se estenderão de Santa Catarina até o Sul da Bahia.
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.