Previsão de ciclone traz alerta para temporais com queda de granizo

Região Sul do país será afetada pelo fenômeno a partir desta quarta; há previsão de pancadas para outras regiões até o fim da semana.

Um novo ciclone se forma na região Sul do Brasil a partir desta quarta-feira, 23, e coloca em alerta toda a faixa Sul e Sudeste do país. Isso porque a frente fria deve avançar rapidamente com potencial para causar transtornos, segundo a previsão climática.  

De acordo com a especialista em meteorologia da Tempo Ok, Maria Clara Sassaki, os temporais podem ser acompanhados por rajadas de vento de moderada a forte intensidade, trovoadas e queda de granizo. “Por ser uma frente fria mais continental que a última, a chance de provocar tempestades no interior do país é maior”, alerta Sassaki.

BYD Shark: Testamos para descobrir se ela é “Potente como o Agro”

Segundo a previsão, as maiores rajadas de vento estão previstas para o leste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O ciclone deve deixar o mar agitado em toda a costa desses três estados, além do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro já no próximo fim de semana.  

“Diferente do sistema que passou no dia 18 de outubro, desta vez, teremos pancadas mais intensas, porém com menos volumes de chuva na maior parte das áreas atingidas” afirma a especialista.

Chuvas dos últimos dias aumentaram umidade dos solos

A Tempo ok avalia que as chuvas dos últimos dias foram suficientes para melhorar o índice de umidade do solo em importantes áreas agrícolas. Em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, por exemplo, havia áreas com umidade abaixo dos 50%. Já o Matopiba registrava índices abaixo de 15%. 

“Com a chuva dos últimos dias, os valores de umidade a 10 cm no solo subiram para pelo menos 65% nas principais áreas produtoras”, diz Sassaki.

Mapas mostram a diferença de umidade do solo, com as regiões em tons de vermelho, laranja e amarelo diminuindo. Fonte: Tempo OK

Até sexta-feira, 25, a nebulosidade se mantém alta e ajuda a deixar as temperaturas amenas, especialmente no Sul, Sudeste, em Goiás, no Distrito Federal e na Bahia, de acordo com a consultoria. Nas outras áreas do país, a sensação de calor será maior. 

A previsão também indica pancadas de chuvas espalhadas por quase todos os estados, com volumes significativos no Paraná (que sofrerá a passagem do ciclone a partir de quarta), em Mato Grosso do Sul, no sul do Pará e no Amazonas. 

Mapas indicam a previsão para os próximos dias de chuvas e temperaturas máximas. Fonte: Tempo Ok

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM