Pesquisador alerta sobre chuvas abaixo da média e que falta de água poderá atrapalhar a safra, mas semana começa abafada e temporais devem ocorrer.
Pesquisador alerta que com prognóstico de chuvas abaixo da média, a falta de água poderá atrapalhar a safra. Já a pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Terceira Pesquisa Agropecuária, Amanda Junges, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecu para os produtores consecutivos, pontua que: “a redução nas temperaturas mínimas do ano seguido pela redução no volume como principais influências que o fenômeno La Niña continua para os produtores da primavera consecutiva”.
A publicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), na nova edição do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha, é elaborada por estudos da Secretaria da Agricultura e da Embrapa Uva e apresenta condições meteorológicas de agosto e setembro; a previsão prevista até o mês de dezembro; e como avaliação dos viticultores da Serra Gaúcha.
Henrique Pessoa dos Santos, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, explica que “com previsão de chuva abaixo da média, a falta de água poderá atrapalhar a safra. Se possível, o ideal é colocar irrigação ou investir em manejo, como a cobertura do solo, que irá auxiliar na manutenção da umidade”. Ele presta atenção para redobrar os cuidados em vinhedos que também chamam a atenção para os danos causados por congelamento tardio, em função das geadas tardias. “É importante controlar e fazer os gerenciamentos”, alerta.
Conforme as informações da Embrapa, as condições para o trimestre de outubro a dezembro, espera-se uma menor intensidade no ataque do míldio da videira, mas o viticultor deve ficar atento, especialmente nos locais da baixada.
Região Sul
No Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, a passagem de uma nova frente fria aumenta o risco de temporais. Chove em vários momentos do dia e existe risco de raios e rajadas de vento. Para esta terça-feira (15), espera-se tempo firme em grande parte da região.
Região Sudeste
Alerta de temporais em Minas Gerais, com chuva em diversas cidades mineiras. Deve fazer calor à tarde em São Paulo e no Rio de Janeiro e o ar continua abafado em todo o Sudeste. Há previsão de pancadas típicas da estação, com raios e rajadas de ventos fortes em todas os estados. Para terça-feira (15), previsão de ar abafado e deve chover em todos os estados da região.
Região Centro-Oeste
Na região, a segunda-feira (14) está sendo quente e abafada.
Chuva forte acontece em vários momentos, intercalando períodos de melhoria no norte de Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul, e leste de Goiás. Tempo instável é previsto para a terça-feira (15).
Região Nordeste
Chove a qualquer hora do dia no sul da Bahia. Já no interior da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, o tempo fica firme. Na terça-feira (15), a chuva continua concentrada pelo litoral, interior e sul do Maranhão e Piauí, mas de forma isolada.
- Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
- Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
- São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
- Gigante brasileira se torna maior exportadora de frutas com receita estimada de R$ 1,4 bilhão
- Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira
Região Norte
O tempo fica firme, nesta segunda-feira (14), no Amapá e oeste do Pará. Dia de sol, calor e chuva forte à tarde no Tocantins, Amazonas, Acre e Roraima.
Na terça-feira (15), o tempo segue abafado, temperaturas bem altas e pancadas de chuva forte à tarde.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.