A maioria dos transportadores modernos e confiáveis leva esses fatores em consideração, avaliando cuidadosamente a saúde dos cavalos.
O acúmulo, a excitação e as longas horas de preparação para competições equinas muitas vezes obscurecem o estresse que os cavalos sofrem ao viajar para esses eventos.
Considere por um momento algumas das fontes de estresse colocadas em cavalos transportados:
- Mistura com “novos” cavalos e reagrupamento social;
- Vibração do veículo;
- Arranjo dos animais;
- Alimentação e privação de água;
- Condições rodoviárias e aéreas; e
- Mudanças nas condições ambientais, incluindo temperatura.
A maioria dos transportadores modernos e confiáveis leva esses fatores em consideração, avaliando cuidadosamente a saúde dos cavalos antes, durante e após o transporte, e vários estudos foram publicados sobre esse assunto, o que prova sua importância.
De acordo com uma dessas publicações recentes, de autoria de Rizzo e colaboradores, “para limitar os problemas de saúde relacionados ao transporte, é importante examinar o estado de saúde dos cavalos antes e depois da viagem para fornecer eletrólitos e antioxidantes e otimizar o condições ambientais dentro do caminhão ”.
“Os antioxidantes incluem moléculas únicas ou complexos sistemas enzimáticos que param a produção e os danos causados por espécies reativas de oxigênio e outros radicais livres produzidos no corpo sob condições estressantes, como transporte e exercício”, explicou Kathleen Crandell, Ph.D., um nutricionista equino com Kentucky EquineResearch (KER).
Exemplos clássicos de antioxidantes incluem as vitaminas E e C.
A KER oferece dois suplementos antioxidantes para equinos: Nano • E , uma fonte natural de vitamina E, solúvel em água, com um sistema único de distribuição de nanodispersão que resulta em biodisponibilidade superior para fornecer vitamina E natural, vitamina C e outros antioxidantes.
- Recordes, genética e lendas da Vaquejada garantem sucesso ao Leilão Ana Dantas Ranch
- Primeiro Crioulaço Agrária Nutrição Animal reúne 131 participantes em Guaíba
- UFPR cria colágeno de jumento sem abate e mira mercado de US$ 700 milhões na China
- Conheça a maior fazenda de cavalos do mundo, propriedade milenar que possui 10.000 equinos
- Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
Além de antioxidantes dietéticos, Rizzo e seus colegas descobriram que a acupuntura também pode beneficiar atletas equinos.
Pesquisas anteriores mostram que a acupuntura:
- Alivia a tensão muscular;
- Melhora o fluxo sanguíneo local:
- Aumentar os limiares de dor; e
- Ajuda atletas a se recuperar de lesões e reduz a fadiga de atletas transportados.
Usando cavalos de corrida puro-sangue, os pesquisadores demonstraram que a estimulação da acupuntura poderia desempenhar um papel “na melhoria da adaptação fisiológica aos estímulos estressantes e do desempenho físico”.
Fonte: Multicavalos