
Presidente do STF determina continuidade do plano de desintrusão das terras indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá; Após diálogo com a AGU, ministro Luís Roberto Barroso esclarece que decisão de Nunes Marques não alcança ações já empreendidas para reintegração do território
pós interlocução com a Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, proferiu, na noite dessa quarta-feira (29/11), decisão que garante à União a continuidade do plano de desintrusão das terras indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, nos termos em que foi homologado pela Corte.
De acordo com Barroso, a decisão proferida na última terça-feira (28/11) pelo ministro Kassio Nunes Marques, nos autos do Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.467.105, tem por objeto a suspensão do acórdão de apelação da ação nº 0000339-52.2005.4.01.3901, que tramitou perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
“Naturalmente, o efeito suspensivo deferido no recurso alcança apenas os efeitos do acórdão recorrido e em nada interfere com a decisão proferida por este relator nos autos da presente ação. O Plano de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá que atualmente se encontra em fase de execução foi elaborado por determinação deste relator e devidamente homologado nos autos da Pet nº 9.585 e, por evidente, não está sujeito a decisão revisional de outro ministro”, esclareceu Barroso.
“Assim, uma vez esclarecida a diferença entre o objeto das decisões proferidas nesta ação e no ARE nº 1.467.105, determino que a União Federal prossiga com o Plano de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, nos termos em que foi homologado”, finalizou o presidente do STF.
Confira a íntegra do documento.
Programa Desenrola Rural entra em vigor nesta segunda-feira, 24/02
O agricultor familiar já pode procurar uma agência bancária para renegociar as suas dívidas, que podem ter descontos de até 96%.
Continue Reading Programa Desenrola Rural entra em vigor nesta segunda-feira, 24/02
Leite: Movimento de queda no preço perde força, e primeiro bimestre de 2025 deve fechar em alta
Pesquisas do Cepea ainda em andamento mostram, que os preços do leite captado em janeiro devem apresentar alta.
Cooperativa Copercampos tem queda de 4,7% no faturamento em 2024
Apesar da retração no faturamento, as sobras líquidas atingiram R$ 95,968 milhões, o maior valor já registrado pela cooperativa.
Continue Reading Cooperativa Copercampos tem queda de 4,7% no faturamento em 2024
Focados nos trabalhos de campo, produtor de soja se afasta do spot
Segundo pesquisadores do Cepea, esses agentes estão incertos sobre tendência de preços para as próximas semanas.
Continue Reading Focados nos trabalhos de campo, produtor de soja se afasta do spot
Crise do Plano Safra: Fávaro acusa Frente da Agropecuária de agir contra o governo Lula
Em entrevista à CNN Brasil, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, acusou a bancada ruralista de dificultar a governabilidade e criar uma “narrativa intolerante” contra a gestão do presidente Lula. Embate ocorre em meio a crise do Plano Safra.
Cotações do feijão seguem em queda; queda da 1ª safra passa da metade
Os lotes comerciais enfrentam quedas nas cotações, devido ao alto volume de oferta e à menor qualidade dos grãos.
Continue Reading Cotações do feijão seguem em queda; queda da 1ª safra passa da metade