Celso Moretti defende que Brasil precisa ocupar mais espaços no mercado; Embrapa articula abertura de escritório nos Emirados Árabes
Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti disse que está articulando a abertura de um escritório da Embrapa em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.
A intenção de ter uma filial visa expandir o intercâmbio de conhecimento com o mercado árabe em áreas como a bioeconomia e a cadeia de proteína animal.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Moretti defendeu a diversificação da oferta de produtos aos árabes, como o grão de bico, que já é exportado, e atendimento de demandas por frutas e hortaliças geneticamente adaptadas ao clima da região, considerando a baixa disponibilidade de água.
“O desenvolvimento agropecuário brasileiro baseado em ciência tem chamado a atenção do mundo e temos recebido árabes demandas constantes das lideranças de vários países árabes”, disse.
África no radar
As iniciativas da Embrapa, sob orientação do Ministério da Agricultura, também incluem estratégias com o continente africano, de acordo com Moretti.
Ele defendeu a presença do Brasil precisa ser mais agressiva, pois existe oportunidade de mercado em relação à produção agropecuária e à tecnologia para maquinário agrícola.
“Houve um recuo nos últimos anos, por isso é preciso retomar os contatos, em especial na África subsaariana, uma região que está no meio do caminho entre o Brasil e o seu principal mercado, que é a China”, apontou o presidente da Embrapa.
Adaptado da Globo Rural