Bolsonaro disse ainda que o Brasil “está superando o passado” e retornando à normalidade, em uma referência aos problemas econômicos trazidos pela Covid-19
Nessa última terça-feira, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que navios com fertilizantes originários da Rússia com destino ao Brasil devem garantir a oferta do insumo até o início de 2023. Em discurso na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA), ele voltou a destacar a conversa que teve sobre o assunto com o presidente russo Vladimir Putin, em meio a um cenário de escassez do insumo, agravado pela guerra na Ucrânia.
O presidente, afirmou: “há poucas semanas, negociei com o presidente da Rússia a entrega de fertilizantes para o nosso Brasil. Quase 30 navios aportaram aqui. Fertilizantes para a nossa safra até o início do ano que vem estão garantidos”, disse, fazendo menções ao trabalho da ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e seu sucessor, Marcos Montes, atual chefe da pasta.
Durante a agenda do presidente da Bahia, foi feita a entrega de títulos definitivos de terra e Contratos de Concessão de Uso (CCU) para assentados da reforma agrária no Estado. No discurso, Bolsonaro disse que, só neste ano, já foram concedidos mais de 340 mil títulos. “Ele (assentado) ganha dignidade e passa a ser mais do que amigos dos fazendeiros. Passa a ser um homem que produz cada vez mais para alimentar o Brasil e o mundo”, disse o presidente, reafirmando sua defesa da propriedade privada e do acesso da população, de uma forma geral, a armamentos.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
O presidente Jair Bolsonaro disse ainda que o Brasil “está superando o passado” e retornando à normalidade, em uma referência aos problemas econômicos trazidos pela Covid-19. Ele voltou a criticar a posição de governadores estaduais, que determinaram restrições de circulação e de atividade comercial em meio à pandemia. Destacou também que a guerra entre Rússia e Ucrânia tem causado transtornos para o Brasil e o mundo. Mencionou, entre essas consequências negativas, a inflação, especialmente dos alimentos e combustíveis.
A Bahia Farm Show é a principal feira de tecnologia agrícola do Nordeste do Brasil e uma das principais do calendário nacional. Retornando ao formato presencial depois de dois anos, o evento deve ser um importante termômetro do interesse e do poder de compra de produtores rurais não apenas da Bahia, mas também dos demais estados que compõem a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins e Piauí). Iniciado na terça-feira (31/5), o evento vai até sábado, dia 4 de junho, a feira reúne 360 expositores, representando mais de 1.200 marcas. A programação prevê ainda leilões de gado de corte e de leite. A expectativa dos organizadores é de uma movimentação de cerca de R$ 2 bilhões em negócios.