Programa dessa semana recebeu o casal Leomar Melo Martins e Marisa Alexandre Martins, produtores de queijo em Santana do Itararé, no Norte Pioneiro.
O Sistema FAEP/SENAR-PR confirmou que haverá uma nova edição do Prêmio Queijos do Paraná em 2025. Para celebrar a diversidade e a importância dos derivados lácteos paranaenses, o Campo & Cia dessa semana trouxe como convidados o casal formado por Leomar Melo Martins e Marisa Alexandre Martins. Os dois são donos do Sítio Aliança, em Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, para onde foram oito medalhas da premiação, direcionadas a cinco queijos produzidos lá.
Entre os 10 produtos premiados com a medalha super ouro na edição 2023 do Prêmio Queijos do Paraná, três são produzidos por Leomar e Marisa, em Santana do Itaraé. O casal já tinha sido premiado em um concurso internacional, além de terem acumulado participações em outras competições. “No primeiro concurso em que estivemos, não recebemos medalhas, mas levamos para casa o ouro do conhecimento”, lembrou Leomar durante o programa.
A edição 2023 do prêmio reconheceu 98 produtos com medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro. Ao todo, 297 queijos foram julgados no concurso e a iniciativa reuniu 28 entidades apoiadoras, entre universidades, instituições públicas e associações ligadas à cadeia produtiva dos lácteos. Juntos, todos levaram a campo dezenas de ações voltadas ao desenvolvimento do setor lácteo.
O Paraná é, atualmente, o segundo maior produtor de leite do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São processados 12 milhões de litros por dia em território estadual, dos quais 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. O leite está presente como atividade econômica nos 399 municípios do Estado.
Programação
A programação do Prêmio Queijos do Paraná 2025 ainda está em construção. Na primeira edição, além de todo o processo para a inscrição e escolha dos melhores queijos, houve ainda cinco palestras com profissionais e especialistas do setor de lácteos, realizadas no auditório do museu. Ao longo das etapas de inscrições, lives também foram promovidas para levar informações aos produtores e ao público geral sobre a cadeia dos lácteos.
Fonte: Sistema FAEP/SENAR-PR
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.