O comportamento atual dos preços do etanol está atrelado a alguns fatores da atual safra. A quantidade de cana processada e a qualidade devem cair mais de 11% e 4%.
Cepea, 19 de julho de 2022 – Considerando os três primeiros meses da safra 2022/23 (abril, maio e junho), as médias mensais dos Índices CEPEA/ESALQ para etanol hidratado e anidro são 6,8% e 10,4% superiores às do mesmo período da temporada anterior, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-M de junho/22). São também as maiores médias para este período do ano nas três últimas safras.
O comportamento atual dos preços do etanol está atrelado a alguns fatores da atual safra. Como a produção pode ser menor – por conta do clima desfavorável nos últimos 12 meses –, em geral, a condição da cana não permitiu que o processamento fosse antecipado na safra 22/23, como costuma acontecer.
A quantidade de cana processada e a qualidade devem cair mais de 11% e 4%, levando a uma produção de etanol 7% menor, segundo dados da Unica. Por outro lado, a produção de etanol de milho está em 962 milhões de litros na atual safra, 33,3% superior à do mesmo período de 2021.