As cotações da soja recuaram no mercado brasileiro nos últimos dias, segundo pesquisas do Cepea.
A baixa esteve atrelada à queda nos prêmios de exportação do grão e também nos valores FOB, devido à possível redução na demanda internacional pela soja brasileira.
Este cenário fez com que sojicultores se afastassem das vendas no spot e dessem prioridade ao cumprimento de contratos. Do lado da indústria, algumas estão recebendo lotes negociados antecipadamente, outras estão em manutenção, à espera da maior entrada de grão para processamento.
É interessante analisar que, diante da queda do grão, a Crush Margin, calculada para o embarque fevereiro/19, teve significativo aumento de 35% entre 11 e 18 de janeiro, indo para US$ 43,8/t.
- Eduardo Costa mostra talento para além da música, ao pescar uma Arraia de 65 kg, no Rio Araguaia
- CNA avalia que redução de PIS/Cofins sobre diesel pode mitigar impactos da alta dos combustíveis
- Estande da Produção Vegetal é o ponto de partida dos agricultores na Expodireto
- Embarques de suco de laranja à UE voltam a cair em fevereiro
- Mapa lança novo painel “AgroOUV”
Isso indica melhora nas margens das indústrias e aponta uma possível retomada dos esmagamentos nas próximas semanas. No campo, 10% da área de soja no Paraná já foi colhida até o dia 14, segundo dados do Deral.
Em Mato Grosso, o Imea indica que 5,62% da área foi colhida até o dia 11.
Fonte: Cepea