Mais de 460 animais terminados em confinamento foram avaliados na 4ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade; destaque para o acabamento das carcaças dos machos
A quarta etapa do Circuito Nelore de Qualidade – realizada nos dias 25 e 26 de agosto, no frigorífico Frisa de Colatina (ES) – teve a avaliação de 465 animais, todos terminados em confinamento. Os 125 machos e as 340 fêmeas foram inscritos por quatro pecuaristas participantes. A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN).
“A tradicional etapa de Colatina mostrou mais uma vez a qualidade do Nelore capixaba. Tivemos animais jovens e muito bem terminados. Muitos darão origem a cortes no padrão grill”, informa Gustavo Callejón, assessor técnico da ACNB.
O destaque entre os machos foi o acabamento das carcaças, já que 96% tinham gordura mediana ou uniforme. Além disso, 89% deles possuíam até dois dentes incisivos permanentes, sendo que 55% do total tinha dentição de leite. O peso também foi um destaque, pois 98% pesou mais de 18 arrobas.
As fêmeas possuíam dois dentes em 88% dos casos e, no total dos animais, a dentição de leite esteve presente em 40%. Pesaram mais de 14 arrobas 79% dos animais. A cobertura de gordura mediana ou uniforme foi apresentada por 86% das fêmeas.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
O Nelore Heringer – Fazenda Campo Verde, localizada em Viana (ES), venceu o campeonato de machos pelo quarto ano consecutivo. O criatório de Dalton Dias Heringer recebeu a Medalha de Ouro em 2019, 2020, 2021 e nesta etapa de 2022. A Medalha de Prata foi entregue a Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso, de Mucurici (ES).
“Estamos extremamente contentes com o resultado da etapa. Selecionamos animais jovens e pesados para participar, o que resultou em uma ótima pontuação e nos deixou realizados de poder representar o Espirito Santo com nosso trabalho. Nosso objetivo é participar todos os anos e disputar o campeonato nacional”, diz Victor Miranda, diretor de pecuária do Nelore Heringer.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Com maior número de animais na etapa, o campeonato de fêmeas foi vencido por Guilherme Rangel, com o segundo lugar sendo ocupado por Frisa Agro e a Medalha de Bronze entregue a Dalton Dias Heringer, da Fazenda Campo Verde (Viana/ES).