A utilização de raças adaptadas para poder realizar o cruzamento tem crescido no Brasil. O Senepol, com toda a sua qualidade não ficaria de fora.
Mais uma vez, o grande especialista Alexandre Zadra, responde a um questionamento que é muito comum em nosso meio. Sabemos já da grande vantagem que é o cruzamento da fêmea nelore com um touro Angus: Precocidade sexual e peso ao abate, com um excelente acabamento de carcaça.
Entretanto, a pergunta que fica para os que são apaixonados pelo Senepol, ou que desejam utilizar a raça no cruzamento é:
Pergunta:
“Zadra, sou um criador de Aripuana, norte do MT, onde usei touros Senepol para cobrir minhas fêmeas Nelore. Pergunto: as fêmeas F1 Senepol-Nelore são tão precoces sexualmente quanto às F1 Angus-Nelore? Devo aproveitá-las como matrizes? Se for aproveitar, quais opções de raças para inseminá-las? Posso usar meus touros Nelore no repasse da IATF nessas F1 Senepol?” José Macedo Nunes – Aripuana (MT)
Veja o que o Zadra trás pra gente em relação aos questionamentos:
Sua pergunta vem de encontro com a realidade do uso de raças adaptadas cobrindo a campo as Nelore no Pais, produzindo fêmeas F1 muito boas. Recomendo que use essas novilhas F1 Senepol-Nelore com toda certeza.
Mesmo podendo não apresentar na média a mesma precocidade sexual que as F1 Angus-Nelore, suas fêmeas F1 Senepol são excelentes como matrizes e com um pouco de capricho entrarão no cio até os 15 meses de idade. Seus irmãos F1 Senepol-Nelore serão bois com ótimo potencial de ganho em peso e adaptados da mesma maneira.
Quanto a raça a usar nas suas F1 Senepol-Nelore (fêmea 100% tropical), temos algumas boas opções.
A 1ª delas é inseminá-las com Angus provados com altas DEPs para desempenho e altura (sendo o mais recomendável Angus americano), onde logrará os benefícios da heterose aliada a adaptabilidade total, pois, nesse caso, os produtos tricross Angus-Senepol-Nelore terão os 50% de grau de sangue máximo de raças europeias exigido pelo clima tropical da região.
Leia também:
- Sumário Senepol traz informações inéditas da raça
- Raça Senepol: Gene slick é o segredo da resistência ao calor
- A fêmea F1 é uma “grande oportunidade” que o pecuarista encontrou
Outra opção de uso como raça rotacional é o Black Simental, que traz em sua composição racial 1/8 de sangue Angus, sendo um animal de maior porte que o Angus e mais musculoso. Dessa forma, a complementariedade entre o Simental e a F1 Senepol-Nelore será maior, gerando um boi maior.
A respeito da intenção de uso dos seus touros Nelore no repasse das F1 Senepol-Nelore, tenha cuidado com problemas de parto, pois, como sabemos, as maiores causas de distocia são registradas quando usamos touro Zebu em novilhas F1.
Recomendamos que preste muita atenção nas linhagens de seus touros Nelore e no peso que suas novilhas parirão, onde para minimizar esse problema o ideal é que venham a parir pela 1ª vez com pelo menos 450 kg.
Fonte: Cross Breendig