De acordo com o Sindilat-RS, nos últimos três meses o preço caiu 11%, os dados foram levantados pelo Conseleite-RS. Veja a situação!
O preço do litro do leite pago ao produtor em julho deve alcançar R$ 1,0486 no Rio Grande do Sul, valor 6,43% menor ante junho, que ficou em R$ 1,1207. De acordo com o Sindilat-RS, em nota, nos últimos três meses o preço caiu 11,01%, de acordo com dados levantados pelo Conseleite-RS.
Para o presidente do Conseleite e do Sindilat, Alexandre Guerra, o cenário reflete o aumento tradicional da produção nos meses de inverno no estado gaúcho e a redução do mercado decorrente da falta de recursos das famílias, movimento puxado pelos valores observados em São Paulo.
“O País está travado. A roda parou de girar”, pontuou.
O professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e responsável pela pesquisa do Conseleite, Marco Antônio Montoya, informou que esta é a maior baixa porcentual mensal do valor do leite no ano, movimento puxado pela queda do leite em pó (-2,21%), do UHT (-7,68%) e do queijo muçarela (-3,76%).
O leite em pó, citou Montoya, vem caindo nos últimos cinco meses de forma constante, um produto que afeta diretamente no valor de referência em função de sua importância no mix.
- Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
- Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
- Uma política para o campo e para o bem viver
- Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
- China soltou 1,2 milhão de coelhos no deserto de Kubuqi e o impossível aconteceu
Além do consumo de leite e derivados, Montoya indicou que também há redução na demanda de outros itens tradicionais na mesa do brasileiro e que levam leite em sua composição, como pizzas, chocolates e outros itens industrializados.
Fonte: Estadão Conteúdo