Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) se disse preocupada com a queda dos preços do leite ao produtor.
A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) se disse preocupada com a queda dos preços do leite ao produtor do estado.
Em nota, destaca que o recuo na cotação nos últimos dois meses chega R$ 0,70 por litro.
“Em junho e julho o nosso produtor teve a oportunidade de fazer um pequeno caixa, depois de três anos de prejuízos com estiagens. Porém, com a baixa registrada em agosto, ele não tem mais caixa para pagar as contas que precisou fazer acima do orçamento anual planejado para comprar alimento para o gado”, disse em nota o presidente da entidade, Marcos Tang.
Tang reclama que o ônus do mercado acabou recaindo apenas no produtor, “quando deveria ser decidido entre todos os elos da cadeia produtiva”.
Ele acrescenta que as indústrias determinam os preços pagos pela matéria-prima e apenas informam o valor, “tendo o produtor, obrigatoriamente, entregar o produto por um preço menor”.
- AgRural eleva previsões para safras de soja e milho do Brasil
- Imea: colheita da soja em MT atinge 14%; plantio do milho alcança 8%
- CFTC/CBOT: fundos reduzem aposta na alta da soja na semana até 20 de janeiro
- Mato Grosso amplia abate de bovinos em 43% desde 2006
- Em recuperação, preços do feijão são os maiores em 9 meses
O presidente da Gadolando também cita a importação “desenfreada” de leite, em especial da Argentina e do Uruguai, “o que desestimula também a produção nacional”.
Fonte: Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.