A valorização do leite ao produtor segue sendo explicada pela redução da produção. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou queda de 0,37% de para março para abril; e, no acumulado do ano, a baixa é de 7,8%.
O preço do leite captado em abril registrou aumento de 5,1% frente ao mês anterior, chegando a R$ 2,4576/litro na “Média Brasil” do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Trata-se da sexta alta mensal consecutiva. Assim, na parcial deste ano, o preço do leite ao produtor acumula avanço real de 18,7% (os valores foram deflacionados pelo IPCA de abril).
A valorização do leite ao produtor segue sendo explicada pela redução da produção. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou queda de 0,37% de para março para abril; e, no acumulado do ano, a baixa é de 7,8%.
.png)
Além dos menores investimentos dentro da porteira no final do ano passado, o avanço da entressafra no Sudeste e no Centro-Oeste e o atraso da safra do Sul, devido ao clima adverso, têm prejudicado a oferta do leite cru. Consequentemente, a disputa entre laticínios e cooperativas por fornecedores para garantir o abastecimento de matéria-prima seguiu intensa, sustentando o movimento de valorização.
Esse cenário deve se manter também em maio, reforçado pelas altas consideráveis nos preços do leite spot e pela especulação de agentes de mercado, tendo em vista os impactos negativos das enchentes do Rio Grande do Sul sobre a atividade pecuária leiteira do estado.
Contudo, esse movimento altista pode perder força a partir de junho, em decorrência de uma combinação de fatores. Primeiramente, a oferta do leite cru tende a se recuperar, ainda que de forma lenta, e o incremento da margem do produtor nesses últimos meses deve favorecer a captação. Em segundo lugar, os laticínios relatam dificuldades em realizar o repasse da alta do campo aos preços dos derivados.
Os canais de distribuição seguiram pressionando as negociações com as indústrias para obter preços de lácteos mais baixos, o que resultou em variações pouco expressivas nas cotações do UHT, da muçarela e do leite em pó em abril. Com margem reduzida na venda dos derivados, especialmente os mais “comoditizados”, os laticínios podem ter dificuldades em manter o ritmo de altas nos preços pagos aos produtores.
Além disso, as importações continuam sendo um fator de pressão sobre o mercado lácteo. Dados da Secex mostram que, de janeiro a abril, as compras externas somaram quase 774 milhões de litros em equivalente leite, 15% a mais que no mesmo período do ano passado.
Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de abril/2024)

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
Da doma tradicional ao horsemanship moderno, conheça os treinadores que transformaram o treinamento com técnica, respeito e conexão com o cavalo.
Continue Reading Mestres da doma: quem são os ícones que mudaram o jeito de treinar cavalos
Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Estudo com 1 milhão de vacas revela: a beleza impacta o lucro? Descubra como a Conformação de Milhões aumenta a produtividade e a longevidade do rebanho.
Continue Reading Conformação de Milhões: O que torna uma vaca perfeita aos olhos do mercado?
Uma política para o campo e para o bem viver
Como o Brasil reverteu o desmonte das políticas agrárias, reduziu a violência no campo e ampliou o crédito para quem produz a comida do brasileiro.
Continue Reading Uma política para o campo e para o bem viver
Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
Pasto, feno ou grãos? Entenda como os americanos alimentam o gado para enfrentar o inverno e garantir o marmoreio da carne. Confira a análise completa
Continue Reading Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
China soltou 1,2 milhão de coelhos no deserto de Kubuqi e o impossível aconteceu
Com técnicas simples e inovação local, a China reduziu as tempestades de areia e criou agricultura de baixo consumo de água e um gigante parque solar.
Continue Reading China soltou 1,2 milhão de coelhos no deserto de Kubuqi e o impossível aconteceu
Ranking Matopiba: Os 8 municípios da fronteira agrícola que mais valorizaram nos últimos meses
Levantamento cruza dados de valor de produção do IBGE com análises de mercado para revelar onde o hectare virou “ouro” na nova fronteira agrícola.





