O dólar em alta e a demanda firme deram sustentação aos preços da soja grão neste início de ano no Centro-Sul do país, que está iniciando a colheita (2019/2020).
A cotação do farelo de soja acompanhou esse movimento e subiu 3,3% em São Paulo na primeira quinzena de janeiro/20, em relação à média de dezembro/19.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, a tonelada do insumo ficou cotada, em média, em R$1.356,76, sem o frete, no estado.
Na comparação com janeiro do ano passado, o farelo de soja está custando 3,7% mais este ano.
Para o curto e médio prazos, a expectativa é de mercado mais frouxo para a soja, em função do avanço da colheita no Brasil e maior oferta interna. Em contrapartida, o dólar se valorizando pode diminuir essa pressão.
Destacamos também a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre a China e os Estados Unidos.
A expectativa é de que os chineses aumentem as compras de soja e outros produtos agropecuários norte-americanos, entretanto, esse incremento deverá ocorrer de forma gradativa, já que a assinatura da primeira fase do acordo não prevê o fim das taxas de importações, o que deverá ocorrer na assinatura das fases seguintes do acordo.
- Uma política para o campo e para o bem viver
- Pasto ou Feno? Entenda como os Americanos alimentam o gado
- Touro 5/8 vs 3/4: Qual entrega o melhor resultado na vaca meio-sangue?
- Abate de emergência x Abate clandestino: Entenda a diferença vital para sua saúde
- Pasto nas Águas: A estratégia mais barata para produzir leite
Fonte: Scot Consultoria