Uma análise de solo pode indicar o que é necessário para manter uma engorda expressiva, afinal a suplementação deve ser balanceada com a qualidade da forrageira!
Vários aspectos impactam a qualidade da sua pastagem. Desde acidez, parasitas, adubação, manejo até fertilização. Para saber o que exatamente seu pasto necessita para oferecer uma forrageira de qualidade aos bovinos, a análise de solo pode indicar o que é necessário para manter uma engorda expressiva.
Muitos produtores se preocupam com o aumento da arroba e focam diretamente na quantidade de pasto que o boi consome. Porém, a qualidade do capim é o fator determinante. Será que a sua pastagem tem todos os nutrientes necessários para a boa manutenção do organismo? Essa resposta é um dos objetivos de se fazer a análise do solo.
Se você é produtor e ainda realizou esse tipo de análise, pode realizar a partir de agora. Se está à procura de uma propriedade, é importante solicitar ao proprietário o resultado ou até mesmo realizar antes de adquirir o novo imóvel para checar as condições e possíveis trabalho e até custos extras.
A importância da análise do solo
É um procedimento que não pode ser encarado como luxo ou um custo extra. Segundo material publicado na Agência Embrapa de Informação Tecnológica, a análise de solo é uma ferramenta que indica a porcentagem de cada nutriente oferecido.
É feita por meio de amostras de terras que representam todo o território da propriedade. Os passos são:
- Amostragem de solo;
- Envio ao laboratório;
- Preparo de amostra;
- Análise química;
- Interpretação dos dados;
- Recomendação do que é necessário ser feito para correção.
As análises são feitas por laboratórios. Pesquise na sua região quais empresas estão habilitadas e de preferência, peça indicação para amigos e demais pecuaristas.
Ao contratar o serviço, fique atento se a coleta das amostras será feita pelo produtor ou se esse serviço já está incluso no pacote. Caso seja feito por você, siga todas as orientações durante a retirada para que o resultado seja o mais seguro possível.
A partir do resultado, é possível fazer as correções até no sal mineral e proteinado oferecido no cocho. Você pode reforçar no preparo os elementos que tem menor índice no seu solo, garantindo assim, uma reposição garantida.
- Carrefour: por que executivo começou uma crise comercial internacional?
- Dieta carnívora melhora rendimento de atleta de alto rendimento
- Rodovias em Mato Grosso do Sul são bloqueadas pelo MST com pneus e galhos
- Retirada de isenção das carnes da cesta básica elevaria preço ao consumidor em 10%
- Mapa autoriza aplicação em plantas de 21 novos inseticidas à base de imidacloprido
Corrija as deficiências com receita de sal proteinado
Como o sal proteinado pode ser feito na própria propriedade, é possível elaborar a mistura com ingredientes necessários para promover uma boa engorda no gado.
Esse tipo de sal muito usado na seca pode ser oferecido o ano todo. Quando aliado a demais suplementos nutricionais como a virginiamicina, por exemplo, tem mais chances de vencer a falta de pasto devido à falta de chuvas.
Fonte: Boi Saúde e Embrapa