Até o momento, 88% das 12.978 que têm direito ao apoio financeiro já fizeram o saque. Para resgatar o valor, o beneficiário deve primeiro checar se tem direito ao benefício no endereço eletrônico do programa.
Os beneficiários do Programa SOS Estiagem pertencentes ao primeiro grupo (assentados da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e ribeirinhos residentes no meio rural) têm prazo de 80 dias, que encerra em 31 de dezembro deste ano, para fazer o saque do benefício. Até o momento, 88% das 12.978 que têm direito ao apoio financeiro já fizeram o saque.
O pagamento começou no dia 13 de outubro e é destinado às famílias residentes em áreas rurais que registraram perdas na última safra de verão, por conta da estiagem.
Para resgatar o valor, o beneficiário deve primeiro checar se tem direito ao benefício no endereço www.rs.gov.br/sosestiagem. Em caso positivo, ele deverá se dirigir até uma agência do Banrisul e apresentar documento de identificação com foto e o número do CPF. O saque não precisa ser realizado no município de origem. Os beneficiários têm o prazo de até 80 dias para sacar o recurso. Transcorrido esse prazo sem a realização do saque, os valores remanescentes retornarão ao Estado.
Grupo 2
Até o momento, 65% dos 67.456 agricultores familiares pertencentes ao grupo 2 do Programa SOS Estiagem já sacaram o benefício de R$ 1 mil reais, em parcela única. O pagamento iniciou no dia 16 de novembro e vai até o início de fevereiro.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que coordena essa política de crédito emergencial, ressalta que o repasse do apoio financeiro é destinado apenas àquelas famílias que possuírem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa em 1º de fevereiro de 2022 e renda bruta anual de até R$ 100 mil e que residirem em município com decreto de situação de emergência ou de calamidade pública homologado pelo Estado, decorrente da estiagem, entre dezembro de 2021 e 31 de março de 2022.
Para saber se tem direito ao benefício clique aqui. Tenha em mãos o número do CPF.
Fonte: Ascom Seapdr
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.