A cigarrinha-do-milho, conhecida por sua capacidade de transmitir doenças às plantas, tem sido historicamente um desafio constante para os agricultores, mas o atual surto atingiu níveis alarmantes; confira
A praga cigarrinha-do-milho se espalha por várias regiões do Brasil, reduzindo a produtividade em até 70% ou mais. O inseto suga a seiva das plantas e transmite vírus e bactérias que causam doenças como o enfezamento vermelho, o enfezamento pálido e o raiado fino do milho.
A situação é grave e vem se agravando nos últimos anos, com um crescimento de 177% na infestação, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). Alguns estados, como Rio Grande do Sul e Paraná, já sofrem com os prejuízos e pedem por soluções eficientes.
Uma das pragas que mais afeta a rentabilidade e a sanidade das lavouras de milho é a cigarrinha-do-milho, que pode colocar milhões de ovos e disseminar doenças. Para evitar que ela cause prejuízos, é preciso adotar medidas integradas de controle, que envolvem desde a escolha do local de plantio até o uso de produtos adequados. O agrônomo Rafael Liu, gerente de produtos da Rizobacter e especialista em adjuvantes, ressalta a necessidade de combinar diferentes ações para minimizar o risco. Algumas dessas ações são: plantar longe de áreas com histórico de enfezamento, eliminar sobras de culturas, optar por híbridos com maior tolerância genética e, principalmente, usar adjuvantes.
O adjuvante premium “Extremo” é um aliado poderoso para a aplicação de inseticidas e bioinseticidas, afirma Liu. Com uma formulação única, que contém organosilicones e éster metílico de óleo vegetal, ele aumenta a eficácia dos defensivos, diminuindo as perdas e os riscos na hora da pulverização. Essa estratégia, de acordo com o especialista, não só assegura maior desempenho na aplicação, mas também protege os produtores frente à ameaça constante da cigarrinha-do-milho.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
- Retrospectiva 2023: Sustentabilidade no agro, uma visão brasileira e global
- Touros que fizeram história na raça Nelore
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.