Porto do Açu embarca primeira carga de café para exportação

Produção de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia foi embarcada para a Alemanha, totalizando mais de 15 mil toneladas.

Localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu realizou a primeira operação de exportação de café em big bags. Ao todo, 15.520 toneladas de café das variedades arábica e conilon foram embarcadas para Hamburgo, na Alemanha. A produção exportada foi de cafeicultores de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. 

Em 2023, o Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu movimentou 2,1 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação ao mesmo período em 2022. Conforme divulgação da direção do porto, o Açu opera no regime 24/7, sem filas de espera para atracação.

BYD Shark: Testamos para descobrir se ela é “Potente como o Agro”

O terminal privado deverá ter a área de cais ampliada com 500 metros, com calado de 13,1 metros e um segundo berço para operar dois navios simultaneamente até o fim deste ano. A expectativa é de que a movimentação alcançará 2,7 milhões de toneladas ao ano. “Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos, chegando a cinco milhões de toneladas”, diz a nota da direção.

“O Açu tem condições de oferecer soluções customizadas e eficientes para apoiar o forte crescimento do agronegócio e da indústria brasileira. Temos uma infraestrutura de classe mundial para viabilizar o escoamento dos diversos tipos de cargas vindos do estado e queremos contribuir para reduzir custos e ampliar a competitividade dos produtos nacionais”, afirma João Braz, diretor Comercial e de Terminais do Porto do Açu.

O Porto do Açu opera desde 2014 e tem 21 empresas instaladas. As atividades são especialmente de minério, petróleo e gás natural.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM