Porto de Santos intensifica ações de tratamento e controle de pragas em 2024

O trabalho, coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Geset), é fundamental para prevenir a entrada e disseminação de pragas agrícolas.

Empresas credenciadas pela Autoridade Portuária de Santos (APS) realizaram 799 tratamentos fitossanitários – processo popularmente conhecido por fumigação – para o controle de pragas agrícolas em 2024.

As ações, realizadas em porões de navios, contêineres e paletes, representam um aumento de 3% em relação a 2023, quando foram registrados 777 tratamentos.

Inoculantes aplicados no tratamento de sementes beneficiam a produção agrícola

O trabalho, coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Geset), é fundamental para prevenir a entrada e disseminação de pragas agrícolas, além de garantir o atendimento a padrões internacionais exigidos por mercados importantes, como a China. Este país foi o principal destino dos grãos tratados, correspondendo a 35% dos navios que passaram pelo tratamento. Vietnã (9%) e Indonésia (7%), ocupam as posições seguintes. As principais cargas tratadas foram soja (48,5%), milho (32,5%) e farelo de soja (18,8%).

Do total, 664 dos serviços de fumigação foram realizados nos porões das embarcações, somando mais de 42,5 milhões de toneladas de mercadorias tratadas.

Segurança ambiental

O Porto de Santos conta com 18 empresas credenciadas e habilitadas para realizar o tratamento fitossanitário de forma eficiente, segura e com respeito ao meio ambiente.

Em 2023, eram 15 empresas. A APS iniciou o credenciamento para realizar o serviço no 4º trimestre de 2022, ano que registrou 159 tratamentos.

Fonte: Autoridade Portuária de Santos

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM