
Moro está certo em exigir cautela sobre porte de arma no campo? Especialista tenta responder a pergunta. Veja na matéria!
O ministro da justiça, Sergio Moro, declarou nesta semana que a isenção da punição a produtores rurais que atirarem contra invasores de terra ainda precisa ser discutida pelo governo.
Ao classificar como prematura a mudança de lei, ele acaba batendo de frente com o discurso do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a defender o porte de armas dentro das propriedades rurais.
Sergio Moro é o especialista na área, e sabe que ao autorizar o uso de arma na propriedade rural, ele estará validando o porte de arma e não a posse, que era o projeto defendido até então.
É um debate válido, porque o direito de defesa constitucional está ligado à pessoa e não à propriedade. Sobre a pergunta feita no subtítulo, acredito que seja direito do ministro discutir o assunto, mas eu defendo que o produtor rural tenha sim o direito de proteger a terra que ele conquistou com muito suor e trabalho. É um assunto espinhoso, mas que precisa ser debatido com seriedade.
Defendo que o produtor rural tenha sim o direito de proteger a terra que ele conquistou com muito suor e trabalho
Mas talvez essa nem seja a preocupação principal do ministro. Afinal, segundo noticiou o site “O Antagonista”, Moro quer aprovar o pacote anticrime proposto por ele, voltado mais para casos de corrupção do que de segurança pública. Caso isso não ocorra, ele poderia até pedir demissão.
- Fim de semana gelado: frente fria vai congelar o Rio e SP: Veja o que esperar
- Massa de ar polar chega e faz termômetros das capitais despencarem para 10°C
- Correção do solo é alternativa para melhorar produção dos cafezais
- PR lança primeiro Fiagro estadual e mira R$ 14 bi em crédito para agronegócio
- Dia de campo reúne grande público em propriedades de Devon e Bravon no Sul do RS
Sobre isso, acredito que o presidente Jair Bolsonaro tenha que começar a tomar cuidado com os pilares do seu governo e o Sergio Moro é, sem dúvida, um desses pilares. O Brasil precisa crescer e, para isso, é necessário manter a estabilidade política.
A matéria acima está tratando do porte de arma, a posse de arma está liberada pelo decreto presidencial que foi assinado no início do mandado do atual Presidente Jair Bolsonaro. Ele voltou a defender o porte de arma para produtor rural durante a abertura da Agrishow.
Fonte: Blog do Daoud