Portaria flexibiliza regras para produtores de leite do RS

Produtores de leite podem fornecer o produto sem cadastro prévio no Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF).

A Portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura  publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 09, autoriza os estabelecimentos de leite e derivados que possuem registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), a tomarem medidas excepcionais durante o estado de calamidade no Rio Grande do Sul. 

Uma delas permite que o leite das propriedades que ficam em municípios afetados possa ser coletado pelo estabelecimento mais próximo, sem necessidade de cadastro prévio dos produtores no Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF). As empresas também não precisarão realizar análises laboratoriais prévias para coletar leite de novos produtores. 

Mitigação de impactos e reparação dos danos causados pelas enchentes e desastres climáticos

A portaria estipula algumas regras relacionadas a embalagens e também autoriza estabelecimentos de leite e derivados de Santa Catarina registrados no SIF a receberem  o leite coletado no RS.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), cerca de 3 milhões de litros de leite deixaram de ser coletados durante os dias de fortes chuvas no estado, devido à dificuldade de acesso às propriedades. 

Fonte: Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM