Fabricantes agrícolas apostam em tecnologia para adequarem a agricultura de precisão; custos de maquinário ainda são altos, mas existem meios de adaptar-se ao mercado.
A tecnologia da agricultura de precisão transformou a fabricação dos maquinários agrícolas. Para melhor aproveitamento do solo, de insumos e da aplicação de produtos, tratores e colheitadeiras, por exemplo, já saem dos fabricantes com inovações tecnológicas avançadas embarcadas, como scanners, microprocessadores e softwares. Porém, os custos dessas produções ainda podem ser altos para todos os fabricantes.
A solução pode estar em parcerias com quem produz essas tecnologias. Manter a produção de máquinas e agregar, de um fornecedor, hardwares (produto físico, como displays, controladores e sensores), software (sistema operacional) ou ambos (um equipamento que já venha com a tecnologia integrada de fábrica). A Divisão de Agricultura da Hexagon, sediada em Florianópolis, desenvolve, desde 2004, soluções integradas para a gestão das operações do plantio à colheita e logística, possibilitando a automação de maquinários e a maximização do controle operacional.
“São ferramentas tecnológicas que viabilizam o monitoramento, o planejamento, a automação e a sistematização das máquinas e dos fluxos de trabalho na agricultura”, explica o Presidente da Divisão de Agricultura da Hexagon, Bernardo de Castro. “Nem todos os fabricantes possuem recursos para arcar com desenvolvimento das tecnologias da agricultura de precisão, e é aí que nós atuamos. Desenvolvemos tecnologias embarcadas para fabricantes de tratores e implementos, com o objetivo de transformá-los em verdadeiras ferramentas tecnológicas para eficiência agrícolas. ”
A Pulverjet, fabricante do setor de pulverizadores, é um exemplo. “Notamos que tínhamos uma deficiência nos controladores por GPS dos nossos implementos, o que nos gerava gasto elevado de atendimento de pós-venda e visitas técnicas em campo”, conta o diretor da empresa, Marcelo Variza. “Precisávamos de soluções inovadoras do mercado nacional, que estivessem prontas para serem instaladas nas máquinas e que agregassem valorização de mercado aos pulverizadores”. A adequação veio através da Hexagon, com a implementação de produtos da plataforma HxGN AgrOn, como o AgrOn Piloto Automático e AgrOn Controle de Pulverização.
Soluções práticas para a Agricultura
– A ideia das soluções desenvolvidas pela Hexagon são, principalmente, melhorar a produtividade e trazer valorização ao maquinário, tornando-o mais moderno e preciso. Outra vantagem está no apoio prestado ao fabricante, seja técnico em campo ou para o desenvolvimento para novos projetos entre as empresas. Além disso, a parceria disponibiliza programa de capacitação contínua da equipe técnica, para que o atendimento ao cliente final seja de alta qualidade e mais ágil, gerando maior satisfação.