Evento maior da Suinocultura das Américas vai debater várias conquistas e apontar novos cenários da carne mundial.
É um cenário incontestável. Números e dados comprovam um momento inusitado no agronegócio do Brasil. O país acaba de confirmar que colheu uma safra de mais de 320 milhões de toneladas de grãos em 2022/2023. Notícia que embala os suinocultores há meses, com um belo refresco para os gastos com nutrição à base de soja e milho. E o horizonte para 2023/2024 é ainda melhor. Pelas perspectivas de clima, o país pode ultrapassar 330 milhões de toneladas, com recordes na soja e no milho. Os prognósticos nacionais e internacionais inda reviram ainda mais para cima as estimativas para nossa economia neste ano, cravando um avanço de 2,64% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.
E na cadeia produtiva da carne suína, as boas notícias são ainda mais animadoras. Pela primeira vez na história, a média mensal das exportações da proteína superou o patamar de 100 mil toneladas. Os embarques em agosto alcançaram 112,8 mil toneladas e solidificou a média acumulada neste ano de 100,9 mil toneladas mensais, superando o índice registrado de janeiro a agosto no ano passado, de 93,3 mil toneladas. As vendas internacionais de carne suína chegam a 807 mil toneladas, número 11,8% superior às exportações acumuladas no mesmo período de 2022, com 722,8 mil toneladas.
Vendas turbinadas e crescentes para China, Filipinas, Hong Kong e Chile. “É o melhor resultado da série mensal de 2023. Um novo patamar nas exportações. Outro ponto marcante foi o desempenho do México, mercado recentemente aberto e que já figura entre os 10 principais do setor”, comemora o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.
E não é só isso. ”Temos visto neste ano a presença cada vez maior de novos mercados com volumes relevantes e também de alto valor agregado. Para breve, por exemplo, já se esperam os primeiros embarques para o recém-aberto mercado da República Dominicana” destaca o diretor de mercados da entidade, Luis Rua. Desde 2017, o avanço dos embarques internacionais atingiu 71%.
No front interno, só ventos bons também. O consumo de carne suína alcançou o marco de 20,5 kg per capita em 2022, de acordo com cálculos da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) a partir do censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O número representa um aumento de mais de 2 milhões de toneladas de carcaças suínas, soma mais de 20 bilhões em valor bruto de carcaça, sem correção inflacionária, nos últimos 12 anos. E o avanço pode ser maior em 2023, passando de 21 kg per capita.
“A diferença é mais do que meramente numérica. Concretiza uma mudança substancial nos hábitos alimentares e na relação do público com a carne suína, trabalho encabeçado pela ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e suas afiliadas, junto a cadeia da suinocultura”, aponta o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Todos esses aspectos mobilizaram a organização da ‘PorkExpo Latam 2023 e 11º Congresso Latino Americano de Suinocultura’ a estruturar um evento que vai debater os rumos do avanço da proteína suína no moderno mundo da qualidade e segurança alimentar, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.
Palestras discutindo o emprego de novas tecnologias que tem movimentado o mercado de empreendedores de diversas áreas, que investem em núcleos de pesquisa e investigação científica para oferecer novas ferramentas às granjas. Verdadeiras PorkTechs, onde diversos profissionais investigam novas soluções para aprimorar e agilizar as tomadas de decisão na suinocultura. Inovações tecnológicas que marcam o evento há mais de 21 anos. Com pesquisadores e especialistas reconhecidos internacionalmente. “Juntamos a inovação, sempre presente, com a rotina necessária e sábia dos bons criadores. E neste ano seremos ainda mais ousados, focando ainda mais na inovação”, ressalta Flávia Roppa, Presidente da PorkExpo Latam 2023.
E as várias atrações em torno do sabor maravilhoso da nossa carne. O inovador desafio ‘ Pork Butcher Challenger’, disputa internacional entre chefes de cozinha especializados na proteína, com a eleição do ‘Corte PorkExpo Latam 2023’. E um torneio absolutamente inédito, que vai escolher a ‘Melhor Linguiça de Carne Suína do Brasil’. E os diversos espaços gastronômicos para saborear a proteína mais consumida no planeta em inúmeras formas, como frituras, assados, embutidos, cozidos, temperados, curados, etc.
É a PorkExpo Latam 2023. Mais de vinte países representados por criadores, pesquisadores, executivos, professores e estudantes, reunidos na Região Oeste do Paraná, a Tríplice Fronteira do Brasil – Paraguai – Argentina, estratégica na produção de suínos e grãos que fazem a nutrição nas granjas. Todos de olho num cardápio que vai consagrar uma fórmula de sucesso e conteúdo relevante de ponta a ponta da cadeia produtiva mundial, levada há mais de vinte anos pela respeitada marca PorkExpo & Congresso Internacional de Suinocultura. Palestras com tradução simultânea para Inglês, Português e Espanhol
O inédito ‘1º Congresso Nacional das Mulheres da Suinocultura’, com um descolado ‘Espaço Pink’, para destacar a força e experiência das criadoras, trabalhadoras, cientistas, mães e esposas dos suinocultores que atuam nas granjas, ajudando nos resultados da suinocultura latino-americana. A Feira de Negócios com as corporações mais influentes na oferta de novas tecnologias de produção. E os momentos de atualização profissional, consolidação das marcas, formação de novas parcerias e novos empreendimentos financeiros e produtivos.
Um show da suinocultura que produz mais de oito milhões de toneladas de carne por ano nas Américas. PorkExpo Latam 2023, nos dias 07, 08 e 09 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. Consulte o site oficial do evento, garanta a participação fazendo sua inscrição e integre o time de um evento absolutamente inédito para a suinocultura mundial.
Fonte: Assessoria PorkExpo Latam 2023
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.