Por que o N é tão importante para a soja?

A maior parte da produção mundial de soja é destinada para a alimentação animal, sendo essencial o uso de grãos com altos teores de proteína.

Um dos assuntos mais comentados na cultura da soja é a importância da inoculação para a fixação biológica do nitrogênio, e como esse processo trouxe uma economia expressiva com a redução do uso de fertilizantes minerais. Mas por que este macronutriente possui tamanha relevância para a leguminosa?

A soja é uma proteoleaginosa, ou seja, apresenta alta concentração de proteínas e óleos em seus grãos. Em torno de 40% da massa seca do grão é proteína, que por sua vez possui o N em sua composição química. Portanto, para que haja produção de grãos de soja de qualidade, com alto teor proteico, além de atender outros processos bioquímicos onde o N participa (como a fotossíntese), é imprescindível que a alta demanda por esse macronutriente seja atendida.

A maior parte da produção mundial de soja é destinada para a alimentação animal, sendo essencial o uso de grãos com altos teores de proteína para produzir ração que forneça uma nutrição balanceada. Dessa forma, aquele N que é fixado pelas bactérias presentes no inoculante é, posteriormente, constituinte de proteínas vegetais da soja e, por fim, transformado em proteína animal, a qual está presente na dieta de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Fonte: Portal da  Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII)

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM