
Quem não atender ao chamado do governo para o recadastramento das armas poderá perder o equipamento e até mesmo responder criminalmente. A ideia agora é limitar o acesso para, no máximo, 16 armamentos.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, apresentou o novo decreto de armas ao presidente Lula (PT) nesta quarta-feira, 24. A proposta cria regras mais rígidas para a compra e porte no país para reduzir o número de armas de fogo com a população. Desde a campanha presidencial que o petista prometeu rever a legislação no assunto, o que tem feito desde os decretos da posse.
Na nova proposta, Dino apresentou propostas para evitar fraudes e que armas legais compradas pelo registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) acabem desviadas. De acordo com integrantes do Ministério da Justiça, o novo decreto vai voltar com o nivelamento por categoria dos atiradores.
De acordo com integrantes do Ministério da Justiça, o novo decreto vai voltar com o nivelamento por categoria dos atiradores.
As negociações no Palácio do Planalto agora se voltam para que o decreto de fato saia do papel. A área técnica da Casa Civil, comandada por Rui Costa, deve analisar as novas regras. Durante o governo de Jair Bolsonaro, um decreto permitiu que atiradores pudessem adquirir até 60 armas e colecionadores 30 unidades, além de grande número de munições. A ideia agora é limitar o acesso para, no máximo, 16 armamentos.
O atiradores serão divididos em níveis, como era anteriormente, e a promessa é de que fuzis sejam restritos apenas a competidores. O ministro Flávio Dino descartou a possibilidade de confiscar armas de fogo de particulares, mas vale lembrar que quem não atender ao chamado do governo para o recadastramento das armas poderá perder o equipamento e até mesmo responder criminalmente.
A fiscalização e o cadastro, que antes eram de responsabilidade compartilhada com o Exército, passa a ser da Polícia Federal de maneira exclusiva. A corporação já recadastrou cerca de 840 mil armas de fogo, 50 mil de uso restrito. Aproximadamente 6 mil armas ainda não foram recadastradas.
O governo, que tem um banco de dados destas armas legais sabe quem fez, ou não, o recadastramento. A ideia do novo decreto é de que as pessoas tenham que justificar a necessidade de ter uma arma de fogo. No caso dos clubes de tiro, a proposta prevê uma regulamentação diferente, com novas regras de funcionamento e limite de horários. Ainda não há data para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional.
A versão formulada pelo ministro é o resultado de um grupo de trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública para discutir a atualização do Estatuto do Desarmamento. Lula vai analisar o texto apresentado por Dino e ainda não há previsão de quando o decreto será publicado no Diário Oficial da União.

A restrição ao porte e à posse de arma de fogo no Brasil faz parte de uma promessa de campanha de Lula. Já no primeiro dia de mandato, o presidente revogou decretos de Bolsonaro sobre o acesso a armas e munição. O decreto suspendeu os novos registros de armas, de clubes e escolas de tiro e de CACs.
Como será o nivelamento dos CACs
A expectativa é de que essa divisão ocorra em até três níveis, sendo que o atirador desportivo de nível 1 terá direito a até 4 armas de fogo de uso permitido e 2 mil cartuchos por ano por arma de calibre permitido. Para os de segundo nível serão até 8 armas de fogo de uso permitido e 6 mil cartuchos por ano por arma de calibre permitido.
Por último, o atirador desportivo de nível três terá até 16 armas de fogo de uso permitido. Já os caçadores poderão ter apenas uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 ou 2 canos, de alma lisa, como espingardas, e de calibre igual ou menor que 16 (para espingardas, quanto maior o número, menor é o calibre da arma).
- Embrapa: custo de produção de frangos de corte cai em março mas o de suínos sobe
- Processamento de cacau na América do Norte diminui 2,45% no 1º trimestre
- Condição da safra de trigo de inverno nos EUA piora, diz USDA
- Novo pneu revoluciona pivôs de irrigação ao reduzir impactos no solo
- A nova geração dos ovos: como o consumidor moderno impulsionou um portfólio que vai além do tradicional

Oposição não terá força, diz Dino
O grupo parlamentar chegou a apresentar um requerimento para derrubar o primeiro decreto assinado por Lula, ainda em janeiro, na comissão de segurança da Câmara. Esse decreto suspendeu, por exemplo, novos registros de CACs, de clubes e escolas de tiro. O pedido de derrubada, no entanto, não seguiu para o plenário depois de um acordo com a base governista do Congresso Nacional.
De acordo com Dino, além de deputados e senadores, o grupo de trabalho se reuniu com diversos representantes dos clubes de tiro, federações esportivas de tiro, entidades de direitos humanos e entidades estudiosas da segurança pública.
“Esta foi a forma que nós encontramos de ouvi-los, mas não significa que vamos concordar. Nós sempre deixamos claro que nós temos uma diretriz que foi vencedora nas urnas”, disse o ministro da Justiça no começo deste mês.
Embrapa: custo de produção de frangos de corte cai em março mas o de suínos sobe
O custo de produção do quilo de suíno vivo alcançou R$ 6,42 em Santa Catarina, alta de 0,78% em relação ao mês anterior.
Continue Reading Embrapa: custo de produção de frangos de corte cai em março mas o de suínos sobe
Processamento de cacau na América do Norte diminui 2,45% no 1º trimestre
O resultado representa queda de 2,45% ante igual período do ano passado, quando a moagem somou 113.053 toneladas.
Continue Reading Processamento de cacau na América do Norte diminui 2,45% no 1º trimestre
Condição da safra de trigo de inverno nos EUA piora, diz USDA
Quanto à safra de trigo primavera, o USDA disse que o plantio estava em 17%, em comparação a 14% no ano passado e 12% na média de cinco anos.
Continue Reading Condição da safra de trigo de inverno nos EUA piora, diz USDA
Novo pneu revoluciona pivôs de irrigação ao reduzir impactos no solo
Solução inovadora da Shark Wheel Ag promete aumentar eficiência e preservar o solo agrícola, com um novo pneu de pivô central sem ar.
Continue Reading Novo pneu revoluciona pivôs de irrigação ao reduzir impactos no solo
A nova geração dos ovos: como o consumidor moderno impulsionou um portfólio que vai além do tradicional
O setor de avicultura de postura teve que se reinventar — e a Mantiqueira Brasil é um dos principais exemplos dessa revolução.
Conexão Delta G apresenta seu trabalho no Mundial Braford
Associação com mais de 30 anos atuando junto às raças Hereford e Braford busca valorizar os rebanhos com touros e ventres selecionados
Continue Reading Conexão Delta G apresenta seu trabalho no Mundial Braford