Políticas públicas para a agricultura familiar são destaque no G20

Será apresentado informações sobre medidas do Governo Federal para o público da agricultura familiar, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas, mulheres e jovens.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai participar da 2ª Reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura da Presidência Brasileira do G20, copresidida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O encontro, que se realiza entre hoje (29) e amanhã (30), estará focado nas Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.  

É a primeira vez que o tema será incorporado em uma reunião do G20, com objetivo de destacar o papel indispensável dos agricultores familiares no enfrentamento da fome, da pobreza, e das mudanças climáticas – temas centrais da presidência brasileira no grupo das maiores economias do mundo.  

Oferecer mais conforto às vacas aumenta a rentabilidade na produção de leite

Coordenado pelo MDA, o encontro é uma preparação à Reunião Ministerial do grupo que ocorrerá em setembro, e à Cúpula de Líderes do bloco, que acontecerá no Rio de Janeiro, em novembro deste ano. O presidente da Conab, Edegar Pretto, participará da abertura da reunião, com o ministro do MDA, Paulo Teixeira.

O ministro apresentará informações sobre medidas do Governo Federal para o público da agricultura familiar, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas, mulheres e jovens. Além disso, representantes da Comissão da União Africana e de países como África do Sul, China, Itália, Índia, França e Japão compartilharão suas experiências e perspectivas sobre esses temas.   

Esta é a primeira reunião presencial do grupo sob coordenação da secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, e do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Perosa.  

No primeiro dia, o Grupo de Trabalho discutirá temas relativos ao papel da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza, à mecanização sustentável da agricultura familiar para o aumento da produção de alimentos e transformação de sistemas alimentares, e à coordenação de iniciativas internacionais para apoiar as mulheres e homens que trabalham no campo.  

Nas sessões de amanhã, o grupo receberá comentários iniciais sobre minuta de declaração a ser aprovada na reunião ministerial de setembro, visitará armazéns da Conab, estabelecimentos de agricultores familiares e cooperativa de laticínios para verificarem, na prática, os impactos das políticas públicas para o setor.   

A Reunião da Cúpula de Líderes do G-20 será em novembro, no Rio de Janeiro, com representantes de países do bloco formado por 19 das maiores economias mundiais e dois blocos regionais. O grupo formado pelo MDA, MAPA, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem como objetivo tratar de assuntos como a segurança alimentar, agricultura sustentável, inovação tecnológica, adaptação às mudanças climáticas e contribuições para medidas de combate à fome e à pobreza no mundo.

Fonte: Conab

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM