Ação da Polícia recupera mais de 85 bovinos e prende dois homens por abigeato, além desses animais, ovinos e bubalinos foram recuperados na ação.
Agentes da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé deflagraram, na manhã de sexta-feira, a operação “Três Fazendas”, fruto de uma investigação de abigeato que resultou na expedição de ordens judiciais nos municípios de Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas, São Lourenço do Sul e Cristal. Dois investigados pelo furto de animais foram presos, um no município de Candiota é outro em São Lourenço do Sul.
De acordo com os policiais civis, em Cristal, agentes da Decrab/Camaquã encontraram cinco vacas que haviam sido furtadas de Pinheiro Machado. Os animais pertencem a duas diferentes vítimas. Foram apreendidos, ao todo, na ação, 86 bovinos, 10 bubalinos e 10 ovinos, isto por procedência duvidosa.
A investigação da Decrab/Bagé começou no segundo semestre de 2019. O foco era uma possível quadrilha responsável pelo furto de vários animais, bovinos e ovinos, nos municípios de Pinheiro Machado, Pedras Altas, Cristal, São Lourenço do Sul e Candiota.
Os policiais destacaram que um dos suspeitos de integrar o bando, enquanto realizava os furtos, na forma de carneada, de sete ovinos, no município de Pinheiro Machado, chegou a perder uma fotografia sua no local do crime, fato que fortaleceu a linha de apuração.
Conforme o inquérito policial, instaurado para apurar as ações da quadrilha, o bando atuava tanto no abigeato de gado em pé. Os animais seriam carregados, inicialmente, para propriedades rurais, sendo elas localizadas nos municípios de Cristal, Pedras Altas Candiota.
- Vacas têm “melhores amigas” e sofrem com separações, revela pesquisa
- Bananas: Descubra os principais tipos e suas variedades
- Terra Roxa: Descubra suas origens e os segredos para cuidar do solo vermelho
Após, os animais ficavam escondidos por alguns dias e, posteriormente, eram abatidos. A Operação leva o nome de Três Fazendas, em razão das três propriedades rurais suspeitas de receberem os exemplares furtados.
O delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab/ Bagé, representou junto ao Poder Judiciário da Comarca de Pinheiro Machado por oito mandados de busca e apreensão, sendo um município Cristal, outro em São Lourenço do Sul, um em Pinheiro Machado, um em Pedras Altas e mais quatro em Candiota.
Ação contou com 40 policiais civis e seis fiscais agropecuários!
Após, o pedido foi atendido pelo Poder Judiciário da referida comarca e foram cumpridos na sexta-feira. Além dos animais, também foram apreendidas quatro armas de fogo, grande quantidade de munições e insumos para munições.
Em um dos locais, segundo divulgado, os fiscais agropecuários encontraram vacinas de uso obrigatório, que deveriam ter sido utilizadas em maio e novembro de 2019, e que não foram aplicadas pelo investigado, caracterizando infração administrativa.
- Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
- Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
- São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
- Gigante brasileira se torna maior exportadora de frutas com receita estimada de R$ 1,4 bilhão
- Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira
Diante de várias irregularidades encontradas em uma das propriedades rurais, alvo das buscas, no interior do município de Pedras Altas, a fazenda teve suas atividades suspensas, ficando vedado, ao investigado, colocar ou retirar animais do local.
No município de Cristal, policiais da Decrab/Camaquã, apesar de já terem localizado cinco animais furtados, ainda estavam realizando novas buscas em uma propriedade do interior – o resultado desta ação não havia sido divulgado até o fechamento desta edição.
Fonte: Jornal Minuano