Combinação de óleo de girassol, seiva de pinheiro e casca de arroz substitui o petróleo em pneu do futuro, Goodyear Eagle Go, que tem até sensor embutido; Confira o novo lançamento!
Já pensou rodar com um pneu que pode aguentar até 500 mil km? Essa é a proposta dos novos pneus conceito da Goodyear. Além da durabilidade, o Eagle Go é feito sem derivados de petróleo, constituído por 90% de materiais reciclados. A Goodyear apresentou recentemente um pneu conceito que, entre outras propriedades, conta com arroz e promete durar até 500 mil km.
Motores a combustão modernos são feitos para durar pelo menos 240.000 km. Para os novos pneus-conceito da Goodyear, porém, isso é muito pouco. Chamados de Eagle Go, eles quase que dispensam derivados de petróleo na composição e poderiam durar até 500.000 km, parece brincadeira? Confira!. Relembre que, o pneu de soja, já está sendo utilizado e tem ganhado o mercado, principalmente nos EUA.
A companhia especializada em pneus afirma que o material do Eagle Go é feito praticamente de opções sustentáveis ou recicladas e dispensa derivados do petróleo. Estes materiais incluem óleo de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz, ou seja, mais uma vez o agronegócio mostra a sua importância para a pegada da sustentabilidade no mundo!
O Eagle Go tem o potencial de ser renovado duas vezes ao longo de sua vida útil. O pneu, inclusive, conta com uma tecnologia a qual pode detectar quando ele está desgastado.
A novidade foi apresentada em um carro-conceito, o Citroën Oli. A banda de rodagem é feita de óleo de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz, ingredientes que permitem dispensar materiais sintéticos.
A estrutura do carro conta com uma modelagem diferente. Para não serem tão caras quanto as rodas de alumínio, nem tão pesadas quanto as aço, a região conta com uma produção híbrida entre os dois materiais, fazendo com que fiquem 15% mais leves, além de econômicas.
“Pneus conceito são uma maneira fantástica para a Goodyear pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras que podem fazer parte de nossos produtos”, afirma Laurent Colantonio, diretor de tecnologia da Goodyear.
A empresa destaca também que pretende substituir totalmente os derivados do petróleo para os seus produtos até 2040.
Assista abaixo ao vídeo de divulgação:
Já pneu utiliza a tecnologia SightLine, que inclui um sensor que monitoriza vários parâmetros da saúde do item. A constituição pode reduzir de forma significativa os desperdícios, além de incrementar a eficiência, por meio da da manutenção da pressão e da condição ideais da roda.
Goodyear criou pneu capaz de até 500 mil km sem precisar ser trocado!
De maneira inteligente, ele interpreta um conjunto de dados que apontam o estresse do material, a temperatura, a pressão e também o desgaste, se ajustando ao longo do tempo para durar mais tempo sem precisar ser trocado.
No quesito sustentabilidade, ao mesmo momento em que fabricantes de carros querem parar de fabricar veículos movidos à combustão, a Goodyear pretende eliminar totalmente o petróleo nos produtos até 2040.
- ‘Sem carne’: Carrefour enfrenta retaliação de frigoríficos no Brasil após boicote
- Desenvolvimento da raiz impacta diretamente na produtividade do milho
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CerealCred: nova solução de crédito para associados da Acebra em parceria com a Farmtech
- Prestes a realizar o maior leilão da história do Quarto de Milha, Monte Sião Haras adquire totalidade da égua mais cara do Brasil
Sobre a Goodyear
A Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo. Emprega cerca de 72.000 pessoas e fabrica seus produtos em 55 instalações em 23 países ao redor do mundo.
Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, e Colmar-Berg, Luxemburgo, se esforçam para desenvolver produtos e serviços de última geração que estabelecem o padrão de tecnologia e desempenho para a indústria.
Para obter mais informações sobre a Goodyear e seus produtos, acesse www.goodyear.com/corporate.