De acordo com o fabricante, o pneu de soja é totalmente renovável, e faz parte de inovações que incluem sílica derivada de cinzas da casca do arroz.
O interesse da Goodyear na fabricação do “pneu de soja” começou por questões de sustentabilidade, mas a pesquisa trouxe à tona um produto com qualidades superiores e altamente competitivo. O composto borracha e óleo de soja resultou em um pneu que permanece macio mesmo em condições climáticas adversas, garantindo melhor aderência e tração esteja o tempo seco, úmido ou frio. Daí a razão do nome comercial, WeatherReady – pronto para o clima. Ao fim, o pneu se revelou mais sustentável, econômico, neutro em carbono e totalmente renovável.
Ao usar o óleo de soja nos pneus, a empresa encontrou uma nova maneira de contribuir para que o composto de borracha fique mais flexível, mesmo em condições de mudança de temperatura, uma conquista de desempenho importante para preservar e melhorar a aderência dos veículos ao solo.
Testes mostram que a borracha feita com óleo de soja se mistura mais facilmente aos compostos reforçados com sílica, usados na composição de alguns pneus, o que melhora a eficiência na fabricação e reduz o consumo de energia.
Tecnologia disponível no mercado americano, que atenderá 77% de carros, minivans e SUVs, vai beneficiar agricultores de soja.
O uso do óleo de soja para produzir pneus se soma às recentes inovações anunciadas pela empresa, como o como o uso de sílica derivada de cinzas de casca de arroz e a utilização de componentes como fibra de carbono e areia vulcânica.
Vantagens para o agricultor
“As empresas que procuram usar a soja, mesmo que para fins sustentáveis, desejam ver não apenas um produto de preços competitivos, mas também um [produto] que funciona igual ou melhor do que seu original”, diz Motter. “Podemos aumentar a demanda por nosso produto e aumentar nossas oportunidades de lucro. Isso é bom para agricultores”, diz Motter.
O pneu Goodyear Assurance WeatherReady está disponível no mercado americano desde setembro de 2017 e é oferecido em uma ampla gama de tamanhos, cobrindo 77% de carros, minivans e SUVs na estrada hoje.