O principal objetivo de um programa de melhoramento genético é identificar os indivíduos superiores, ou seja, quais os animais que realmente irão transmitir boas características aos seus descendentes, promovendo assim o melhoramento genético do rebanho.
A Megaleite 2017 apresentou ao mercado, os principais touros da raça Girolando, identificados pelo teste de progênie do PMGG, Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. “A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é o teste de progênie, através da avaliação da produção de leite de suas filhas. Isso porque o leite não é expresso no macho, sendo o controle leiteiro a principal ferramenta do Teste de Progênie”, disse Marcello Cembranelli, Coordenador Operacional do PMGG.
Os resultados foram surpreendentes para a Alta. O touro Jacuba Titânio sagrou-se como o número 1, com sêmen disponível no grau de sangue 5/8, já no 3/4 foi o touro Alfy Cayuaba Irídio que liderou o ranking dos melhores touros. E ainda, Ipa Bochecho, também da bateria Alta, ficou em primeiro lugar no touro PS (Puro sintético).
No ranking das fêmeas, a vaca número 1 é Máxima Harmonia filha do touro Alta Baxter e as Novilhas, uma novidade para o sumário, a número 1 e a terceira colocada são filhas do touro Alta Wildman. Resultados que já foram apresentados através de avaliações dos índices genômicos.
“Esses resultados mostram para nós a força da bateria da Alta e também da nossa equipe que acreditou nos touros há sete anos atrás e hoje colhemos os frutos das nossas escolhas do passado”, diz Guilherme Marquez, Gerente de Produto Leite Nacional da Alta.
Além dos primeiros colocados, touros como: Charmoso Wildman Tannus, Argeu Leduc Santa Luccia e Turbante Touch das Arábias, também se destacaram do sumário, mostrando a consistência genética da bateria Girolando da Alta.