Em “Cultivares”, primeiro módulo, são apresentadas a diversidade de espécies de maracujá e espécies cultivadas comercialmente.
Estão abertas as inscrições para o “Minicurso Fruticultura Tropical – Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado”, disponível gratuitamente na plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações on-line da Embrapa. Acesse: https://www.embrapa.br/e-campo/maracujas-cultivares-sistemas-de-producao-e-mercado.
Ministrado por Fábio Faleiro, pesquisador da Embrapa Cerrados (DF), o minicurso é destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes. Em três módulos (Cultivares, Sistemas de Produção e Perguntas e Respostas), são abordados os aspectos fundamentais para o cultivo comercial do maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado.
Em “Cultivares”, primeiro módulo, são apresentadas a diversidade de espécies de maracujá e espécies cultivadas comercialmente; os usos comerciais de cada espécie; bem como cultivares de maracujazeiro azedo, de porta-enxerto para controle da fusariose, de maracujazeiro ornamental, de maracujazeiro doce e de maracujazeiro silvestre.
No módulo “Sistemas de Produção”, o participante tem acesso a conteúdos sobre o uso de sementes e mudas certificadas; tecnologia do “mudão”; correção da acidez e fertilidade do solo; sistema de condução e podas; Manejo Integrado de Pragas (MIP); controle de plantas invasoras; polinização manual; cultivo protegido (em estufas) e semiprotegido; plantios adensados e consorciados; mercado para frutos de alto valor agregado; e estratégias para a agregação de valor.
Já no módulo “Perguntas e respostas” são reproduzidas as perguntas e respostas apresentadas no Ciclo de Palestras da Capacitação em Fruticultura Tropical “Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado”, realizado entre 2021 e 2022 pela Embrapa Cerrados e parceiros.
Além das aulas, serão disponibilizados vídeos e publicações para download gratuito. “Ao acessar as aulas e os materiais complementares, os participantes do minicurso terão uma ideia geral do cultivo do maracujá com o uso de tecnologia no sistema de produção”, diz Faleiro, acrescentando que o minicurso do maracujá é o primeiro de uma série de minicursos sobre a fruticultura tropical a serem ofertados na plataforma e-Campo. O próximo minicurso a ser ofertado será sobre a pitaya.
- Vetnil assume liderança do segmento de produtos para saúde de equinos
- O melhor espumante da América Latina é da NOVA
- Calor e umidade são vilões do aumento de infestações de carrapatos em bovinos
- Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
- Criação de mini vacas cresce no Brasil
Os minicursos serão ofertados de forma permanente e têm caráter autoinstrucional e assíncrono, podendo ser realizados em qualquer data e horário. Ao realizar o minicurso, com carga horária total de 6 horas, o participante vai receber, gratuitamente, um certificado de conclusão assinado pela Embrapa.
Fonte: Embrapa